terça-feira, 13 de novembro de 2012

Museu de Delfos


 As Dançarinas
Grupo escultural  multi-figurativo
No alto de uma coluna de 11 m de altura, constituída em diversas camadas em forma de tambor, envoltas em fôlhas de acanto, no alto ficav  este grupo esculpido em torno de um eixo, formando um curioso conjunto no alto da coluna que a princípio convencionou-se chamá-las de ¨As Dançarinas ¨.

Thyads ou Menades
De fato, as Thyads , dançarinas do monte Parnassus, também conhecidas como Menades, eram um grupo de mulheres que faziam parte dos acompanhantes de Duionisios e dançavam em festas especiais no referido Monte, onde agora estamos.
 
 
 
 
                                                
As Três Filhas de Cecropos
Posteriormente vieram a nomeá-las como as filhas de Cecrops, lendário rei de Atenas, que teria como finalidade exaltar uma doação de peregrinos atenienses , chamados de Pythais que chegavam a Delfos após longa peregrinação.
 
 
 
 
Ostentam o Tripóide de Delfos 
Segundo as inscrições constantes na coluna, deve ter sido doada em cerca de 330 a.C. pelos atenienses, e as filhas de  Cecrops mostravam o tripé, símbolo de Apolo, usado pelas Pithias para fazer as profecias em Delfos.
 
 
 
                                            
Disfarce do Omphalós
 Outra função do monumento era disfarçar o ¨omphalós¨, o sagrado umbigo do mundo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                        
Omphalós
Omphalód, um escultura em mármore, provavelmente da época grec-romana, e que representava o umbigo sagrado do mundo, que em princípio seria no local onde está o monumento das Dançarinas
 
 
 
Desenho reproduzindo o aspecto da coluna e do grupo multi-figurativo de ¨As Dançarinas ¨.Observe-se o Tripóide de Apolo sustentado pelas ¨Dançarinas¨.
A coluna das dançarinas e o omphalós 
A coluna das Dançarinas está própxima ao Omphalós, escultura em mármore que reproduz o símbolo do omphalós verdadeiro, o umbigo do mundo que estaria localizado em Delfos, embaixo do monumento das Dançarinas. 
 
 
 
Outra vista do Omphalós e sua relação com a Coluna das Dançarinas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário