domingo, 25 de novembro de 2012

Estádio Penatenaico de Atenas

 
Estádio Penatenaico de Atenas
 
 
Frente do Estádio
O estádio foi construído em mármore, o símbolo da arte clássica grega, em forma de ferradura, que se abre para a avenida Konstandinou, nos Jardins Nacionais. O estádio foi construído e ficou pronto em 1896 para sediar a abertura dos Modernos Jogos Olímpicos, que vem ocorrendo desde então com raras suspensões.
 
 
 
                                     
Localização do estádio
O estádio foi construído no local de seu antigo predecessor, construído no Séc IV a.C. e depois reconstruído em 144 d.C. por Herodes Atticus.
 
 
 
Vista da Acrópole
Na frente do Estádio Penatenaico podemos ver a Acrópole e o seu famoso Templo, o Partenon.Em Atenas qualquer movimento faz o visitante se deparar com monumentos de grande significado histórico e universal! Não se viaja impunemente pela Grécia, principalmente por Atenas.
 
 
 
 
Estádio Kalimármaro( ou Penatenaico como desejarem)
Kallimármaro, ou estádio de mármore, foi construído com o mármore Pantélico branco, e é uma réplica fiel do estádio reconstruído pelo rico romano Herodes Atticus, no ano de 144 d.C., para atender os jogos Penatenaicos.  
 
 
 
  Arquiteto do estádio Penatenaico
Foi projetado por Anastásios Metaxas iniciado com a idéia de reabrir os Jogos Olímpicos, onde foram liberados  quatro milhões de dracmas para que em 5 de abril de 1896 fossem abertos os Modernos Jogos Olímpicos
 
 
Vista do Monte Lycabettus
Podemos ver na frente do Estádio Penatenaico o Monte Lycabethus. Segundo a mitologia a deusa Athena trazia o Monte Licabethus e deixou-o neste local para tratar da distribuição do assentamento na Acróplis.Isso explica, em parte, o fato  de existir um pico tão íngrime que surge inexplicavelmente no meio da cidade de Atenas, ou melhor apenas para aquêles que acreditarem na lenda!  Lycabettus, quer dizer a montanha dos Lobos e no seu topo tem uma belíssima igreja, a Igreja de St. George e é claro um magnífico cenário. Para subir-se no Mt. Lycabethus podemos contar com um teleférico que leva os visitantes até o topo. 
 
 
Estádio Penatenaico, início da Procissão Penatenaica.
O nome Penatenaico vem de Penates, que são os deuses domésticos também de nome  Lares, Manes, que na verdade são meros eufemismos dos Lêmures, isto é gênios, os espíritos tutelares, as almas dos mortos encarregados de proteger o lar, a cidade, os campos e por isso chamados ´pelos romanos de ¨Lares Praestites¨, Lares Protetores, sentinelas sempre prontas a proteger e a servir. Portanto os festivais Penatenaicos eram uma festa religiosa voltadas para adorar estes espíritos protetores e durante estes festivais onde aconteciam os jogos penatenaicos e uma procissão que se iniciava neste estádio ,que está no lugar de seu antecessor construído no Séc IV a.C. e passava pela frente da Acrópole e seguia até a Stoa de Attlos .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário