sábado, 10 de novembro de 2012

Museu de Delfos

Par de Atletas
O homem da direita parece estar proclamando o seu jovem amigo atleta como vencedor. Enquanto o outro está segurando halteres usados nas competições em salto em distância e o símbolo dos vencedores da luta-livre.(-Proveniente de oficinas da Ática em 460 a 450a.C.
 
 
Queimador de incenso em bronze
Uma jovem mulher vestindo um longo manto, chamado de peplos e uma touca reticulada sustenta um caldeirão hemisférico onde o incenso era colocado. Uma tampa perfurada cobre o topo do vaso. Peça de grande sofisticação das oficinas da Pária em 460 a 450 a.C.
 
Pequenas oferendas votivas de Bronze
1-Estatueta de uma vaca caminhando. Um raro tipo de oferenda votiva feita com uma técnica de bronze fundido em moldes de duas peças em cerca de 490 a.C.
2-Estauteta de Apolo de um grupo representando uma cena mitológica onde o deus realiza uma luta livre com Héracles visando a propriedade do ´Tripé Délfico.Cerca de 480 a 470 a.C.
3-Estatueta de um homem nú. Que suspende sua mão direita com os dedos quebrados. Alguma coisa  desajeitada trababalhado pelo escultor em bronze, que aparentemente tenta imitar as proporções e a postura de uma estátua em escala maior-475 a 450 a.C.
4- Estatua de um atleta despejando libações(Derramar vinho em honra aos deuses)Apesar de sua superfície desgastada, a flexível posição e o movimento balanceado do corpo revelam a influência do trabalho de Polykleitos. Cêrca de 430 a 420 a.C.
5-Serpente-Ôca em sua parte de trás. Estes elementos decorativops eram presos mais provavelmente no topo ou na perna de uma cama de madeira.V ou IV Séc a.C.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário