quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Parthenon da Acrópole em Atenas

 
O Parthenon
 
Canto Nordeste do Edifício
Correspondente a parte de trás do Parhtenon, onde se pode ver não só as colunas dóricas caneladas mas os remanescentes dos frisos e os metóps com resquícios de esculturas .O edifício foi um empreendimento do grande Péricles(495 a 429 a.C.) hábil político, ocupava o cargo de ¨Estratego¨para o qual foi reeleito quinze vezes e por isso foi chefe de estado de 443 a 429 a.C.. Sua época é tida como a época de ouro de Atenas e deu-se ao século V a.C. o seu nome,o Século de Péricles, o século mais brilhante da Grécia!


Parthenon e os truques de perspectiva.Colunata da parte norte.
Com seus frisos e carreira de colunas dóricas caneladas o Parhenon foi construído na razão de 9:4, de forma de fazê-lo inteiramente simétrico. Então se a altura de uma coluna desta é de 9m, a distância entre elas é de 4m. Visando, revolucionariamente, a se contrapor as leis da perspectiva os arquitetos Kalikrates e Iktinos usaram truques, como o da ¨Entasis¨, um engrossamento no meio de cada coluna, que de tal forma parece reta. A base do templo, por sua vez, é mais alto no meio do que nas extremidades, produzindo assim o efeito visual de como se a base do templo fosse reta.
 
 
Colunas do Parhenon. Colunata da parte norte
Cada coluna em estilo dórico foi armada no local através de camadas esculpidas e preparadas para ser colocada em seu lugar, subindo assim a coluna pouco a pouco, como se empilhassem barris de mármore canelados um a um da base até o topo.Péricles era um administrador dinâmico, tanto que comandava a Liga de Delos, que era uma confederação de 140 cidades unidas para enfrentar o inimigo externo os Persas, ou até mesmo os Espartanos, que por sua vez lideravam uma outra liga, a Liga do Peloponeso. Os recursos desta Liga de Delos, como já vimos, era depositada no Santuário de Apolo, na ilha de Delos. Péricles achou que esta riqueza toda deveria ser usada, e foi com ela que recuperou a Acrópole e construiu o Partenon!
 
 
Frente Leste do Parthenon
Fachada de trás do Parthenon, com sua colunata dórica sustentando o frontão, assentado sobre uma trave transversal onde estavam na parte de cima os metóps e os triglyphos na parte de baixo. No frontão ficavam uma das famosas esculturas que foram compradas aos turcos pela Inglaterra em 1816 por 35 mil libras, são os controvertidos mármores de Elgin, reclamados pelo povo grego para que retornem a sua posse, uma vez que consideram parte de seu patrimônio nacional.
 



Fachada Leste do Parthenon
Deste lado ficava a Cella Leste, onde eram depositados os tesouros das doações dos fiéis e aliados dos Atenienses.Na época que o Parthenon estava sendo construído, foi a época em que Sócrates(470 a 399 a.C.) estava empenhado nos seus ¨Diálogos¨, que depois foram redigidos por Platão e converteram-se em fundamentos para o pensamento ocidental.Nesta época também Ésquilo, Eurípedes, Sófocles e Aristófanes escreveram seus dramas , Praxíteles esculpia suas obras primas e Heródoto tornava-se o ¨Pai da Histópria¨!

 

Fachada Leste do Parthenon
Como se pode ver o Parthenon tinha duas divisões internas, a Cella Oeste onde ficava a famosa estátua da deusa Athena, e a Cella Sul, onde eram guardados os tesouros. Portanto o seu interior tinha uma colunata interna e paredes recobertas de mármore, que mostravam na parte de cima frisos com esculturas e gravuras.
 
Fachada Leste do Parthenon
As colunas sustentam uma barra transversal,onde estão os frisos com as decorações dos Metóps e dos Triglyphos. Os Metóps, são quadros normalmente esculpidos com cenas alusivas ao tema do templo.Os Triglyphos, logo abaixo, estavam normalmente adornados com pinturas.Alguns metóps recuperados mostravam cenas da procissão penatenaica(dedicada aos penates, ou lares, deuses protetores da família) e foram esculpidos pelo grande escultor Fídias(490 a 431 a.C.), na maior parte delas nas paredes interiores do Parthenon, que como sabemos, foi inteiramente pulverizada pela explosão de 1687 provocada pelo ataque do general Morosini  contra os turcos.
 
 
 
Fachada Leste do Parthenon
O Grande Pércles, cujo nome significa ¨cercado pela glória¨é considerado o arquiteto do elevado destino da Grécia , mas outros o reputam um megalomaníaco que faliu  os tesouros do império e um elitista que favoreceu uns poucos privilegiados as custas das massas.Com certeza, Péricles saqueou o tesouro da Liga de Delos e o usou no seu programa de construção da Acrópole, caso este que é considerado o maior caso de corrupção da história da humanidade.   
 
 
Fachada Leste do Parthenon e sua colunata do lado Sul
Pode-se avaliar melhor os estragos causados pela explosão de 1687, que demoliu todo o telhado e o forro do templo,  todas as suas paredes e a colunata internas e 14 de suas colunas externas!O Parthenom tem  70 m de comprimento e 30 m de largura e sua barra de sustentação no alto das colunas era pintada de azul e dourado.

Fachada da Frente ou Fachada Oeste do Partenon
Esta é a face do Parthenon que é geralmente mostrada pelos órgãos de comunicação.Podemos ver a frontão triangular onde haviam as esculturas que foram retiradas pelos ingleses em 1816, compradas aos turcos por 35 000 libras. Estes mármores são  amplamente impopulares entre a opinião pública grega, os conhecidos mármores de Elgim,os mármores de Elgim estão hoje expostos no Museu Britânico e representam um elemento de grande atração e curiosidade do público,contudo a população grega considera que são um patrimônio que pertence a História Nacional e por isso devem ser devolvidos! Nesta parte da frente ficava a Cella Oeste, onde estava a estátua de Athena Parthenos, isto é a Virgem deusa Atena,  que dá nome ao templo.A deusa Atena era a deusa padroeira da cidade de Atenas e venceu a disputa deste título com o deus Poseidon ao plantar a oliveira que trouxe riqueza e prosperidade a Atenas e a Grécia. A estátua de Atenas foi modelada pelo grande escultor da antiguidade Phidias(490 a 431 a.C.) em ouro e marfim e foi removida para Constantinopla no período Bizantino e  destruída em 1203.
 
 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário