sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Santuário de Delfos

 
O Santuário de Delfos
Aninhado entre as encostas do Monte Parnaso, o Santuário de Delfos é nada mais, nada menos do que a Origem de Tudo, onde sua mitologia relata que foi fundado por Zeus.Até o II milênio a.C.Delfos foi lugar de adoração dedicado a deusa Terra, conhecida como Gaia e sua filha Themis, que segundo consta viveria no fundo da falha geológica guardada por seu irmão a Serpente Python.Themis, como sabemos da mitologioa grega, era a deusa da justiça, filha de Gaia e Urano, e é sempre representada com uma balança na mão. A sua relação com a deusa Terra ou Gaia é de tal forma que um dos lugares mais sagrados do Santuário é o Onphalós, o umbigo desde o qual Gaia provê e nutre toda a vida na Terra.
 
O Oráculo
Um hino atribuido  a Homero, conta como o deus Apolo, no ano de 750 a.C. matou a Serpente Python e tomou o seu lugar, dando oráculos ou profecias através de uma sacerdotisa conhecida como Pythia, posteriormente chamada de Sibila Délfica. A sacerdotisa, sempre uma mulher com cerca de 50 anos, poderia ir para o templo e entrar em transe, emitindo ambíguas respostas em versos hexâmeros, em resposta as perguntas feitas pelos peregrinos.
 
 
O Santuário de Delfos ou chamado também Santuário de Apolo
A entrada leva primeiramente para a Ágora, onde havia um animado comércio destinado a atender as demandas dos peregrinos, assim como casas de tijolos, banhos dos tempos do período romano, e onde ainda podem ser vistas um grupo de colunas.
 
 
 
Caminho Sagrado
O  Caminho Sagrado, parte da Ágora e leva até ao templo de Apolo. No ponto onde estamos é o começo do caminho, local onde existia um pórtico para ingressar no Precinto Sagrado, conhecido como Teménos. Acima deste pórtico havia a famosa inscrição délfica ¨Gnose Seuton¨, Conhece a  Ti Mesmo.
 
 
Oferendas Votivas
O Caminho Sagrado está enfileirado com Oferendas Votivas, como a base do Touro da Córsega, o Monumento Votivo dos Arcadianos, a esquerda do monumento dos Lacedemônios, a direita o votivo monumento da Maratona
 
Base do Touro de Córcega.
No começo do Caminho Sagrado fica esta base para o Touro da Córcega.
 



                                   
Resquícios de uma antiga igreja Cristã
Bem no começo do Caminho Sagrado e já dentro do Teménos, o Prescinto Sagrado.

 
 
 
 













 


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário