quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Santuário de Delfos

Stadium, o ponto mais alto do Santuário de Delfos
 
Caminho que vem do Teatro e passa ao lado do muro antigo do Stadium.



As primeiras obras do Stadium foram feitas no Séc III a.C.

Pista do Stadium
 O Stadium de Delfos abrigava as competições atléticas dos Festivais Religiosos Pytios desde o Séc V a.C. Inicialmente a pista de corrida era formada apenas por um nivelamento do terreno e os epectadores precisavam sentarem-se no chão.Depois foram feitas as primeiras obras de construção do Stadium no Séc III a.C. e Herodes Atticus no Séc II d.C. fez outras ampliações.  
 
Assentos de mármore
 No Séc II d.C. os romanos sob o comando do Imperador Adriano, o Stadium foi melhorado e ampliado com recursos de rico atenienses Herodes Atticus, com os assentos de mármore vistos do outro lado da pista .
 
 
Entrada Monumental do Estádio com Tres Arcos.
Ainda com as bases visíveis a entrada monumental do estádio com tres arcos, também são transformações do tempo de Herodes Atticus.
 


 

                           

Marcação do Estádio
A linha de partida e a de chegada do percurso eram marcadas por uma fileira de lages de pedras com buracos quadrados. Estima-se que entre 17 ou 18 atletas poderiam competir numa corrida. A distância entre a linha de partida e a de chegada eram de 178,35m.
                                  
 As Competições dos Jogos Pytios
Eram realizados no Stadium no quinto dia das festividades que duravam cerca de seis a oito dias. Os Jogos Pan-Helênicos eram o segundo em importância depois de apenas os Jogos Olímpicos.Os vencedores eram agraciados com um folha de palma ou uma coroa de louros. Algumas das competições ocorridas no Stadium eram:A ¨dolichos¨, a corrida de longa distância com 24 estádios, a ¨stadion¨a corrida de um estádio, a ¨diaulos, a ocorrida de dois estádios e o ¨pentathlon¨, uma complexa competição que incluia corrida, luta-livre, salto, lançamento de discos e de lança.As competições atléticas era terminadas com a ¨hoplite¨, uma corrida de 2 a 4 estádios durante a qual os atletas corriam vestindo apenas o capacetes , a armadura e carregando o escudo. 
Atleta Vencedor do Séc IV a.C.
Atleta de nome Ágias vencedor do panacrácio dos Jogos Pythios no Séc IV a.C., cuja estátua hoje está no Museu de Delfos.

 
 
Desenho existente nas placas explicativas do Stadium onde é recuperada a imagem de Ágias, o atleta vencedor do pancrácio nos jogos Pythios no Séc IV a.C.
 
Bosques acima do Stadium
Os bosques nestes santuários tinham um significado mitológico. Era o local onde habitava a divindade quando em visita ao Santuário, portanto, além da beleza e a da evidente melancolia que o bosque transmite, o seu efeito encantador nos une a aqueles que como nós, pessoas contemporâneas, eram reverentes ao imperiosa admiração pelo eterno.  
 
 
Bosques no alto do Monte Parnasus
Estamos bem acima, no Monte Parnasos, o Monte das Musas,do Santuário de Apolo deus da Luz, da ordem e da civilização e  onde mora o deus Dionysius,o deus que surge da terra, o deus libertador, que embora imortal , morre no ritual sagrado dos Bacanais!São nestas terras sagradas que a deusa Gaia, a mãe terra de todos os seres vivos na história do planeta, os nutre a partir do omphalós, o umbigo sagrado e oferece sua filha Themis para apaziguar os povos com o seu manto protetor de justiça. 
 
 
 
 
 
 

 
Satadium visto da margem dos Bosques Sagrados do Santuário de Dlefos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário