sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Museu Nacional de Arqueologia de Atenas

Museu Nacional de Arqueologia de Atenas
Coleção de estátuas Kouros do Museu
Estátua Kouro encontrada no Cabo Sounion. Cerca de 600 a.C.
A chamada Idade das Trevas grega iniciou-se a um súbito surto de pobreza e obscuridade que começou a partir do colapso do mundo Micênico entre os anos de 1400 a 1200 a.C., cultura florescente que até então dominava o Mediterrâneo a partir da ilha de Creta. Com a queda do mundo Micênico o mundo grego tomou forma. Além dos gregos Aqueus surge também agora a invasão dos Gregos Dóricos, que assim destruíram o que restava da cultura Micênica. Contudo, a partir da formação das cidades estados, especialmente depois do Séc VII a.C.surge este tipo de escultura monumental do Kouro, uma forma masculina, em pé,de ombros largos e cintura fina, como o modelo que vemos acima e que ilustra perfeitamente a simplicidade da escultura masculina
 
Korai
 ¨Korai¨ é o equivalente feminino do Kouros. O ¨Korai é normalmente menor que o tamanho natural e representa a graça e a modéstia femininas. Em pé, frontalmanete em contraste com o Kouros, é mostrada vestida. As pernas são paralelas e com um imperceptível avanço de uma delas.Diferente da manifesta habilidade anatômica do artista para realizar o Kouros masculino, no caso da ¨Korai¨sua habilidade é demonstrada no drapeado e nas dobras das vestimentas. 
 
Estátua de uma Korai
Feita de mármore de Paros, encontrada na Ática em Myrthinous. Está bem preservada e estava no alto do túmulo de Phrasikléia, como indicam as inscrições existentes no pedestal . A expressão de sua face, assim como a sua vestimenta que reproduz as curvaturas de seu corpo é marcante.Um impressionante trabalho do período arcaico, realizado pelo escultor Artistion de Paros em 550 a 540 a.C.
 
 
 Cabeça de um Jovem
Mármore encontrado em Eleusis. Provavelmente pertence a estátua de um jóquei.Cerca de 560 a.C.
 
 
Molde de uma Laje para Túmulo
Restaurada apresentando o capitel ornado com uma esfinge.
 
 
 
Estátua de Nike
Encontrada em Delos. A mais antiga estátua em pedra de Nike em franca posição em pé.Cerca de 550 a.C. 
 
 
 
 Estátua de Kouros em Mármore
Encontrada em Anavyssos, Ática. Havia sido roubada e levada para França de onde voltou em 1937. O Corpo poderoso e articulado, com ênfase na musculatura. No pedestal tem uma inscrição: ¨Pare e lamente no túmulo a morte de Kroison a quem a fúria de Ares destruiu quando lutava entre os defensores¨. Cerca de 530 a.C.


Estátua de Kouros de Mármore
Encontrado no Santuário de Ptean Apollo, na Beócia. A estátua mostra claramente a evolução do volume e do movimento, com os braços separados das coxas.Um impressionante trabalho do período arcaico tardio. Cerca de 520 a.C.



 
Estátua de Kouros em Mármore
Encontrado em Kea. Trabalho de muita vivacidade com grande plasticidade na preparação do torso. feito por artistas da ilha em 530 a.C.
 
 
Estela do Túmulo de Lyseas
Em mármore panatélico, a estela era pintada e foi refeita usando as sombras e os motivos originais.Mostra a morte de Lyseas, com um aspecto de  adorador de Dionísio. Ele usa uma coroa de galhos de videira na cabeça e segura um cálice de vinho na mão direita e um feixe de louros na sua esquerda. Um jóquei a galope é representado num painel retangular em direção ao fundo. De acordo com a inscrição esculpida na base, a estela foi erguida por Semon no túmulo de seu filho, Lyseas. Em 500 a.C.
 
Estela encontrada no Cemitério de Karameikos
Construída na muralha de Temístocles, o kouros deveria estar no túmulo de um atleta. Dois lutadores são mostrados em ação. Cerca de 510 a.C.



 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário