sábado, 8 de dezembro de 2012

Museu Nacional de Arqueologia de Atenas

Museu Nacional de Arqueologia
 
Esculturas do Séc V ao I a.C.

Artemision Zeus.Cerca de 460 a.C.




 Cabeça de Dionísios.
Encontrada em Atenas, no sul da Acrópole. Trabalho arcaico tardio-480 a 470 a.C.
 
Escultura de Apolo.
Feito em mármore pantélico e encontrado em Atenas no Teatro de Dionísio. Este Apolo é conhecido como ¨Apolo Omophalós¨( Apolo Umbigo), pois estava sobre uma base na forma de ¨omphalós¨. Já vimos no Santuário de Apolo, em Delfos, as ligações desta divindade ao chamado ¨Umbigo do Mundo¨, presente naquele santuário que tem fortes ligações com a ancestral deusa Gaia( Terra). O trabalho no entanto é uma cópia  do Séc II a.C., feita pelo escultor Kalamis, de um bronze original de 460 a 450 a.C. 
 
 
 
Escultura de um Jovem
Encontrada em Atenas na área do Olimpieion.Pensa-se que representa o jovem¨Splachnoptes¨, a jovem divindade das entranhas. É um trabalho eclético do Séc II a.C., provavelmente inspirado pelas obras de Stypax, escultor do Séc V a.C.
 
 
 Cabeça de Atena
Mármore pantélico, encontrada na Ágora Romana de Atenas. A deusa veste um capacete coríntio. A cabeça pertence a uma estátua da deusa protegida por uma armadura. Em 450 a.C.
 
Terracota Votiva
Dedicada por Ninion às duas grandes deusas de Eleusis.A cena é organizada em duas carreiras. Na de cima vemos Demeter sentado no sagrado cista, Perséphone em pé e segurando as tochas e o suporte. Lakchos, respectivamente abaixo, recebe a procissão dos iniciados, homens e mulheres chegando ao santuário. No meio da fileira de baixo o coroado ¨omphalos¨e dois cruzados  bakchol, símbolo dos ritos dos mistérios. A terceira figura divina sentada no fundo a direita, não foi identificada. O frontão ou pedimento mostra figuras de participantes no pannychis, a festa realizada por toda a noite, enquanto uma figura feminina na esquerda acompanha-os tocando flauta. Todos adoradores estão coroados e seguram ramos em flor e  bastões, enquanto as mulheres tem o vaso sagrado, o kernos, presos em suas cabeças. Trabalho da metade do Séc IV ao V a.C.
 
 
 
Cabeça de um jovem
Encontrada no Templo de Apolo Zooster em Vauliagmeni. A cabeça pertence a uma estátua de Apolo. Em 420 a.C.
 
 
 
 
Cabeça de Mulher
Mármore pantélico. Origem desconhecida. Pertence a uma estátua que forma o acroterion de um templo.Em 430 a.C.
 
 
 
Cabeça de um jovem
Encontrado em Atenas. Pertence a um atleta. Em 430 a.C.
 
 
Esculturas Helenísticas
Período Histórico que vai desde as Conquistas de Alexandre Magno( 356 a  323 a.C.) até a Conquista da Grécia pelos Romanos
 
 
 
Estátua Funerária Feminina
Encontrada em Delos. A figura parece ser  de uma pequena-mulher de Herculano. Ela veste um manto comprido e uma capa cobre todo o seu corpo e braços.Cópia feita no Séc II d.C. de uma original de 300 a.C.
 
Estátua funerária Feminina
Encontrada em antigo cemitério da rua Stadium em Atenas.A figura parece ser a de uma grande-mulher de Herculano. A estátua é uma cópia feita no Séc I d.C. de uma famosa original esculpida em 320 a.C. por Praxíteles.
 
 
Estátua de um Atleta
Em mármore pantélico, foi encontrada em Eleusis. O jovem com sua cabeça levemente abaixada, está pronto para receber a coroa, provavelmente de metal que ele deve estar segurando na mão direita.O personagem pode ser o atleta Kyniske.
Copiado Séc II a.C. do original de Polyukleitos de 440 a.C.
 
 
 
Estátua de um Jovem
O jovem está amarrando no seu cabelo uma faixa, que vai identificá-lo, demonstrando assim que trata-se de um atleta.A peça data de 100 a.C. e é uma cópia fiel de uma obra de Polykleitos de 450 a 425 a.C.
 
 
Estátua de Afrodite
Mármore de Paros. encontrada em Baiai, no sul da Itália. Pertencia a coleção do Lord Hope e foi doada ao Museu Nacional em 1924.Ela é mostrada em pé, com um manto ricamente drapeado e o segurando com a mão esquerda cobre sua parte frontal. É uma versão do Séc II a.C. do modelo de Aphrodite original Siracusiana do Séc IV a.C.
 
 
 
 Destaque da Estátua de Afrodite
Com o pescoço, a cabeça e o braço direito desnudos foram restaurados pelo grande escultor Antonio Canova ( 1747 a 1822)  
 
 Estátua de Bronze
Cavalo com um jóquei menino.De 140 a.C.
 
                                     
 Menino Jóquei
Detalhe do conjunto de bronze Jóquei menino e o cavalo em marcha de corrida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário