terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Çanakkale a Asklepion

                                               Çanakkale a Asklepion
 
 
                              
Saida de Çanakkale
Com o nascer do sol saímos de Çanakkale. Pode-se observar a presença da mesquita com o seu minarete simples a se destacar na paisagem.
 
Viajando pelo litoral do Mar Egeu
Saindo de Çanakkale, às margens do estreito de Dardanelos estamos tendo a primeira oportunidade em divisar o Mar Egeu através de um terreno montanhoso e escarpado.
 
  
O Mar Egeu e as Ilhas Gregas
As ilhas do Mar Egeu são quase todas gregas, a excessão das ilhas Göckçeada e Bozcaada, que ficam na entrada do estreito de Dardanelos. A Turquia foi um dos países que lutaram na Primeira Guerra Mundial e que sofreram graves perdas em razão de um posicionamento leonino das nações vitoriosas.Hoje  sabemos que uma das causas da Segunda Grande Guerra foi esta forma arrogante adotada pelos países vitoriosos o que fez com que todos fossem derrotados. Assim, de acordo com o tratado de Lousane de 1923, a Turquia perdeu todas as ilhas do Mar Egeu, ficando apenas com estas duas, estratégicas para a defesa do estreito de Dardanelos.
 
Viajando na Direção do Sol Nascente
A estrada faz uma forte inflexão para acompanhar a costa do Golfo de Edremit, local com grandes atrações balneárias, largamente aproveitadas com por várias cidades a margem, como Assos, Kadirga, Küçükkuyu, Edremit, etc.Êste mar mais parece uma grande piscina!
 
                        
Sol Nascente e a costa do Golfo de Edremit
Caminhando na direção da luz, no Golfo de Edremit.
¨Entre as palmeiras bizarras
cantam todas as cigarras
Sob a luz d'oiro do sol,
a casinha pequenina
lá no alto da colina
chega bem para nos dois¨...
 
Praia no Golfo de Edremit
Pode-se ver o pescador recolhendo as suas redes bem próximo a praia, provavelmente como faziam seus antepassados a centenas de anos atrás!
 
Cidades Balneárias ao longo do Golfo de Edremit
Com boas e confortáveis construções que mostram estes aquecedores a luz solar. É curioso notar que as residências turcas adotaram o aquecimento solar, muito diferente do Brasil, que tem uma incidência solar muito maior,mas de uma forma geral, o uso do aquecimento solar nunca deu certo!
 
Golfo de Edremit e as montanhas de Bergama.
 
 
 
Praia na cidade litorânea de Çandarli
A partir desta cidade pegaremos uma estrada para o interior, na direção de Bergama, a antiga Pérgamo e onde está o centro Asklepion.
 
 
 
Mar muito calmo em Çandarli
O que demonstra que esta área apresenta excelentes condições de balneabilidade, justificando as inúmeras cidades balneárias na costa norte do Mar Egeu.
 
O mar calmo de Çandarli permite a prática de qulaquer esporte náutico.
 
Centro eólico de Çandarli
Com as devidas linhas de transmissão, Isso demonstra que na Turquia não é como aquí no Brasil, onde fazemos centros eólicos que ficam girando inutilmente por não ter sido feita a linha de transmissão.( Ver o caso de Caetité na Bahia, onde foi feito um parque eólico que gira em vão até hoje por não ter sido feita nenhuma linha de transmissão.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário