domingo, 20 de janeiro de 2013

Izmir

                     Tarde de Domingo de Lazer em Izmir
Do alto destas montanhas 20 Séculos vos contemplam!
Esta frase de Napoleão ditas a seu exército diante das pirâmides do Egito parecem servir diante do quadro avassalador que é contemplar a Baia de Izmir, coalhada de navios que aguardam a hora de aportar e emoldurada por altas e belas montanhas da península de Çesme.Izmir era a antiga Smirna grega, fundada por Alexandre o Grande(356 a 323 a.C.) no ano de 334 a.C., em razão de um sonho que depois foi confirmado pelo Oráculo de Apolo.Mas o visitante tem pouco tempo para processar estas coisas e normalmente o mais que pode é ficar surpreso e maravilhado!
 
 
População descontraída e alegre carrega os Símbolos Nacionais
O clima é de descontração e a data comemorada é a data Nacional da Turquia e as pessoas conversam e passeiam animadamente na margem da baia de Izmir. Contudo havia uma revolta contida no ar em razão do assassinato de cinco soldados turcos na fronteira com a Síria, e estavam sendo desencadeadas represálias contra seus inimigos.
 
 
 
 
População agita os Símbolos Nacionais
A população em clima de festa agita os Símbolos Nacionais, formando grupos ou então individualmente.
 
Grupos reúnem-se para manifestação
Em razão do assassinato de cinco soldados turcos na fronteira com a Síria, os grupos organizados manifestam-se a favor das represálias tomadas pelas tropas turcas. Mas mesmo assim é difícil deixar de apreciar o belo quadro da baia, com a luz literalmente derramando-se para todos os lados!
 
Bandeiras Turcas são Agitadas por Todos!
 
Grande Movimentação Popular ao Longo da Margem!
 
                          
Monumento em Cumhuriet Meyo.
 
Grupos de Jovens Manifestantes
 
Jovens Manifestantes
Indiscriminadamente rapazes e moças participam amplamente das manifestações,. Observamos que quase todas as moças estão com seus belos cabelos expostos e ostentam comportamento desassombrado! Porém algumas das manifestantes mulheres ainda se sentem na condição de usar uma cobertura sobres os cabelos, o que demonstra para, mim que o processo de modernização da Turquia é saudável e democrático e a adesão a qualquer forma de comportamento é livre!
 
Moças manifestantes com comportamento desassombrado e independente!
 
 
                          
Monumento na margem da baia que lembra um ¨mobile¨de Alberto Giacometti.
 
                         
Konak Pier
Centro de lazer da população de Izmir, onde já se percebe inúmeras mulheres vestidas com casacões de cobertura e lenço no cabelo, conforme preceitos Islâmicos.
 
                       
Konak Pier
Local pitoresco com  farol de sinalização para a entrada no molhe. O Molhe só permite a entrada de pequenas embarcações, as grandes ficam ao largo esperando para atracar no porto de Izmir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário