quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Teatro de Ephesos

 
Visita Ao Teatro de Ephesos
 
Vista do Teatro de Ephesos sendo Restaurado
O Teatro de Ephesos tem sido persistentemente restaurado, embora existam algumas queixas da forma  brutais que esta restauração adquire. Como exemplo, para testar a capacidade do antigo Teatro foi feito um espetáculo moderno que atraiu o ingresso de mais de 20 000 pessoas!  Isso não só comprovou a capacidade do teatro como abalou suas vetustas fundações!
Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Teatro
A capacidade de um teatro moderno com 20 000 lugares, seria motivo de espanto, mesmo com nossas metrópoles que contam com vários milhões de habitantes.Os teatros modernos que conheço tem auditórios com 3 mil pessoas e quando o público lota a teatro é motivo de espanto e celebração. Pois bem, este teatro pertencia a uma comunidade que chegou em seu auge, com uma população de 200 mil pessoas e assim mesmo conseguia atrair público suficiente para justificar a existência de um teatro deste tamanho! Ora, só o que se pode comparar a isso na nossa época é o Cinema e a TV, como recurso para atingir um público relativo tão grande!
 
Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) vistas do Interior do Teatro.
Arquibancadas recentes em madeira foram assentadas sobre as originais para atender público em apresentações e espetáculos contemporâneos.
Casa da Fonte Helenística
A Casa da Fonte Helenística é construída de acordo com a ordem jônica situada na parede de trás do Grande Teatro de Ephesos. A construção data do período helenístico( Séc III ao I a.C.).Durante o período romano sua entrada foi separada da rua  por duas colunas não caneladas que aparecem logo na frente da entrada. Conforme inscrições em uma das colunas, a água usada aqui era trazida do Rio Marnas.
 Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Grande Teatro de Epheso
O Grande Teatro de Epheso foi instalado no período Helenístico ( Séc.III ao I a.C.). No período romano ocorreram grandes reconstruções nos reinados dos Imperadores Domiciano ( 81 a 96 d.C.) e Trajano(98 a 117 d.C.), especialmente com a construção de uma fachada de três andares, em frente às arquibancadas na parte do teatro que  se conhece como ¨Cena¨ou Palco
 Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Teatro de Epheso
Uma das transformaçóes ocorridas no período imperial tardio,foi que além das apresentações teatrais e das reuniões populares, passaram a ocorrer aqui também lutas de gladiadores.
Orchestra
Ampla Orchestra, onde atuava o ¨Coro ¨no Teatro Grego.Geralmente na Orchestra era onde ficava a estátua do deus Dionísio, patrono do Teatro. O Coro no teatro grego tinha como função descrever as cenas e exaltar os personagens na ordem em que apareciam.
 
Arquibancada( Cavea ou Auditorium) do Teatro
O muro que se vê na metade da arquibancada é o ¨Diazoma¨e que dividia o auditório em duas partes.
Conjunto do Auditorium, Orchestra e Palco ou Cenário
Ao lado do palco, no final da arquibancada ficavam estas duas torres de pedra,uma de cada lado, com a função de suspender personagens que personificassem  deuses ou heróis alados. O Palco, era mais elevado em relação a Orchestra e era onde os personagens evoluíam durante a peça teatral. 
Palco ou Cenário
Onde ocorria a apresentação da peça teatral, ficava elevado em relação a orchestra e foi grandemente ampliado durante o período romano. Esta ampliação visava atender a apresentação de gladiadores, o que sem dúvida, foi um momento de decadência para o teatro greco-romano.
 
Orchestra e Palco ou Cenário
Vista do Orchestra, onde geralmente tinha uma estátua do deus Dionísio e onde o Chorus descrevia as cenas e os personagens e o Palco, onde os atores encenavam a peça teatral.No ano de 1914, na cidade de Syracusa foi revivida a tradição de representar o teatro grego, depois de quase 2 000 anos em vários destes teatros gregos da antiguidade, como Syracusa, Taormina e outros, e que realizam verdadeiras temporadas de apresentações, com um grande e entusiasmado público cativo.
Galeria ou Cripta
Abaixo do Cenário tem este túnel, chamado de Cripta, que era usado durante as apresentações teatrais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário