segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pamukkale II

 
Piscinas Naturais de Pamukkale
 
As piscinas naturais de Pamukkale( Castelos de Algodão)
Existem incontáveis e abundantes fontes de águas termais ao pé do Monte Çal Dagi e esta maravilha  foi criada aos longo dos milênios. A água surge  destas fontes e vai depositando o calcário sobre o solo, que assim fica recoberto por esta imensa placa branca. A água vai se acumulando nas bacias formadas pacientemente ao longo dos séculos., criando belíssimos depósitos naturais de uma água transparente e azul.

Água Saturada Produz o Depósito de Calcário
A água ao sair das fontes quente e saturada de Carboneto de Cálcio, reage com o  gás carbônico da atmosfera e deposita este material branco, como se fosse um giz , muito duro, que é uma rocha sedimentar bem comum, formada quase de  Carbonato de Cálcio puro.
Manejo das Aguas das Fontes
Com a finalidade de melhor preservar  Pamukkale a administração do Parque abriu inúmeros canais que tem como finalidade atender  as piscinas naturais e manter estas cheias  para servir da melhor maneira possível  o público que procuram o parque, formado na maior parte das vezes, por turistas estrangeiros.
 
 
Terraços Travertinos
Este nome foi dado pelos visitantes no tempo de Império Romano que vinham na maior parte das vezes da Península Itálica, a sede do poder e conseqüentemente da sua riqueza romana . Portanto, nesta época, o freqüência dos visitantes que buscavam as qualidades terapêuticas destas águas termais,era formada  principalmente por uma elite itálica, que por isso comparava este local às jazidas de Mármore Travertino.O mármore Travertino no entanto é muito diferente desta rocha sedimentar calcária de Pamukkale, pois o mármore é o resultado de uma violenta transformação deste calcário em uma rocha metamórfica, modificada pela ação do calor vulcânico dos movimentos telúricos da Terra. Talvez até por isso que os turcos preferiram apelidar o local de Pamukkale, Castelos de Algodão.
 
Piscinas Naturais em Diversos Níveis
Com o acúmulo desta rocha calcária vão se formando vários níveis de piscinas e para o observador fica a impressão de que aconteceu uma solidificação de várias cachoeiras, em diversos níveis,como se tivessem sido congeladas subitamente em um gelo branco e brilhante.

Origem das Fontes Termais
Boa parte destas fontes emergem do local onde antigamente era o centro da cidade antiga de Hierápolis, cuja posição das construções que depois viraram ruínas , por muita sorte,evitou estes terraços travertinos, preservando assim este incrível e quimérico fenômeno da natureza!
 

Águas Termais Aproveitadas
A rode hoteleira situada na cidade de Pamukkale Köyü abaixo e próxima, usa muito estas águas terapêuticas para encher suas piscinas. De modo que o hóspede pode desfrutar destas  águas não só nas piscinas naturais como também no hotel que ficar hospedado e é claro, tiver as suas piscinas abastecidas com a água de Pamuikkale.

Águas Azuis e Transparentes Sobre um Fundo e uma Moldura Branca
 
Grupos de Turistas se Divertem Nas Piscinas Naturais com a Água das Fontes Quentes.
 
 
Os Altos Barrancos de Pamukkale
Podemos ver que estamos bem acima do terreno lá embaixo. A espessura da placa formada pelo calcário branco acumulado por milênios é muito alta e chega a atingir centenas de metros de altura.Isso permite que se formem inúmeras  piscinas naturais em diversos níveis, seletivamente aproveitadas pelos diversos grupos de turistas que chegam.
 
 Paisagem Em Torno de Pamukkale
Devido a posição dominante de Pamukkale temos o tempo todo cenários maravilhosos com inéditas partes brancas, centenas de piscinas azuis, o verde da paisagem e a presença urbana de
  Pamukkale Köyü. 
                                   
As Piscinas vão descendo e se espraiando
As águas das fontes de água termais de Pamukkale vão descendo em direção a bacia do rio Meander, agora com o nome de Büyük Menderes.
 
 
Os turistas se destacam sobre um fundo branco e azul
 
 
As águas depositadas vão formando naturalmente pequenas piscinas
 
 
 
Brancura, lagos azuis e grupos esparsos de turistas
 
Encostas e taludes brancos já com algumas paredes de piscinas naturais formadas
 
A água vai depositando naturalmente as paredes que formam as piscinas naturais
 
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário