sexta-feira, 8 de março de 2013

Balões Sobre a Cappadocia III

Voando de Balão Sobre A Capadócia
 
Deuses Brincalhões Esculpiram a Capadócia
Ao perceber os inúmeros tufos na forma de falos existentes na paisagem da Capadócia, perguntei ao guia a respeito daquela curiosidade e ele me respondeu com espírito divertido: ¨Deuses brincalhões esculpiram a Capadócia¨...E é um observação muito apropriada, pois a paisagem da Capadócia vista do alto do vôo de um balão não só é inédita como também intrigante.
 
Centenas de Balões no Céu da Capadócia
Os balões que sobrevoam a Capadócia chegam perto de uma centena, isto significa que se cada balão transporta 20 passageiros, por dia, temos uma multidão com cerca de 2 000 pessoas assistindo a este inesquecível espetáculo.
 
Passageiros do Balão Registram Freneticamente o Assombroso Cenário
O Balão Sobrevoa Montes de Calcário, cujo tonalidade vai do mais puro e transparente branco até a um forte matiz rosa.
O Vale Fértil do Rio Göreme
Cercado de elevados e intermináveis barrancos calcários. Este vale fértil permitiu a formação de inúmeras cidades pré-históricas, entre eleas Uçhisar e Göreme.
Acima de nós voam dezenas de balões!
O Balão Passa Muito Próximo dos Barrancos
Com grande perícia, a condutora do balão passa muito perto dos barrancos e tufos para que os passageiros possam apreciar melhor estas curiosas formações rochosas.
A cidade Pré-histórica de Uçhisar
Escavada em tufos calcários em forma de cones.
Pombas Pousadas No Alto do Tufo de Calcário
Por algum motivo as pombas preferem pousar e sobrevoar esta área, que passou a se chamar ¨Pigeon Valey¨, o que vem a ser em tradução livre, O Vale das Pombas.
O Balão Quase Roça o Alto do Tufo
Com grande perícia a condutora de nosso balão ´passa próximo a esta curiosa formação rochosa para que os passageiros registrem assombrados este momento!
Balões Preenchem os Céus acima do Vale do rio Göreme
Bem no fundo pode-se ver  uma elevação onde fica a espetacular cidade pré-histórica de Ürgup.
Habitação Escavada Na Rocha Calcária
Como se pode ver, a habitação foi feita baseada em refinado bom gosto o que incluiu até um avarandado para aproveitar o belíssimo cenário que se descortina em frente.
Na Direção da Cidade Pré-Histórica de Ürgup
Naquela elevação no fundo destacada por ter dois picos, fica a cidade pré-histórica de Ürgup, que é para onde estamos nos dirigindo. Um pouco abaixo da foto está o Parque de Zelve, esculpido por deuses brincalhões.
Estamos nos Aproximando de Ürgup, que fica naquela elevação destacada por ter dois picos.
 

Sobrevoando o Parque de Zelve
Seguindo na direção de Ürgup
As residências são confortáveis e vão se espalhando em torno das cidades pré-históricas que tem residências escavadas nas rochas de calcário, primeiro em razão do incentivo do Governo Turco para que sejam substituídas por residências de alvenaria, e também pelo vistoso crescimento econômico regional.
Vista da Cidade Pré-Histórica de Ürgup
A montanha está inteiramente escavada em residencias milenares.As populações destas cidades pré-históricas eram poupadas pelos conquistadores porque desalojar uma população disposta a defender sua casa até a morte, geralmente não compensava o esforço!
Aproximando da Cidade pré-histórica de Ürgup
Pode-se perceber dois elementos importantes na paisagem política da Nação turca. Primeiro a bandeira turca hasteada no mastro colocado no topo da elevação da cidade de Ürgup e portanto a presença do símbolo da nacionalidade, numa área de etnias muito diversificadas . O outro elemento que se destaca são os diversos minaretes das inúmeras mesquitas locais, indicando que o país é um pais laico, constitucional, mas de maioria islâmica, numa área onde são diversas , as inúmeras e ancestrais as manifestações religiosas.
 
 
 
 
 

Tufos Com Inúmeras Habitações escavadas

Tufos em Forma de Chaminés Com Inúmeras Habitações Escavadas
 
Habitações Confortáveis Entre os Tufos Com Habitações Escavadas.
As habitações escavadas vão sendo aos poucos trocadas por residências confortáveis. 
Habitações Escavadas Também Nos Barrancos de Pedra Calcária
 
Por Entre Os Tufos Habitados Alguns Balões Já Vão Pousando.
Minarete de Mesquita e Tufo Com Uma Igreja Inteiramente Escavada
Tufo Com Uma Igreja Totalmente Escavada
                                     
Ampla Residência Escavada num Tufo Calcário
O Sol Vai Raiando e os Balões Vão pousando entre os Tufos.
A melhor hora para o passeio de balão sobre a Capadócia fica entre o raiar da madrugada e um pouco depois do nascer do sol, o que nos dá aproximadamente 2 longas e inesquecíveis horas de vôo!
Pouso de Balão
Ao pousar o balão e os seus passageiros recebem toda a assistência de sua equipe específica encarregada.
O Morador da Residência Próxima Aprecia o Pouso dos Balões.
Os Balões Vão Pousando Já Em Grande Número
Com o nascimento do sol ,as condições atmosféricas para a condução dos balões vão ficando mais difíceis. Por isso, até por uma questão de segurança, os passeios de balões só são feitos apenas na hora entre o raiar da madrugada e logo após o nascimento do sol. Com este número imenso de balões que sobem todos os dias para atender a demanda turística, até hoje nunca se ouviu falar em qualquer acidente de balão na Capadócia. Mas já vimos acontecer em outros lugares, provavelmente por não terem sido tomadas as devidas medidas de segurança como aqui. 
Chegada a Hora os Balões Vão Pousando Quase Todos Ao Mesmo Tempo Num Colorido Espetáculo!
Os Condutores Preferem Os Platôs dos Barrancos de Calcário Para Pousarem os Balões
Os Balões Pousam Nos Platôs e Vão Sendo Esvaziados
Os ônibus para o transporte dos passageiros ficam aguardando, uma vez que depois do vôo de balão o passageiro é recebido com uma taça de champanhe e ganha um brevê documentando o vôo realizado!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário