quarta-feira, 13 de março de 2013

Mausuleum Atatürk em Ankara

Visita ao Mausoléu de Mustafá Atatürk em Ankara
 
Vista parcial de Ankara, capital da Turquia.
Declarada capital da república Turca em 1923 por Mustafá Kemal Atatürk, tem a aparência de uma moderna cidade européia. Era conhecida antigamente como Angora e até então uma pequena capital de província e conhecida principalmente pela produção de angora, uma fina e macia lã de cabra. Os fundadores de Ankara foram os Hititas, pelo ano de 1200 a.C., com o nome de Ankuwash que prosperou em razão de sua posição na estrada real  que se estendia entre a capital do Império Hitita, Hattusa e a cidade de Sardis.
 
Chegando ao Mausuleum Anit Kabir
Anit Kabir quer dizer, Santuário de Atatürk. Mustafá Kemal Paxá, conhecido como Kemal Atatürk(1880 a 1938), é um herói nacional turco por ter vencido as forças aliadas  anglo-francesas, que efetuaram a sangrenta campanha de Galipoli contra a Turquia entre os anos de 1915 e 1916. Este trágico evento, provocou entre aliados e  turcos 130 000 mortes, as quais são honradas todo o ano, conjuntamente pelos povo turco e o neo-zelandeses, que compunham a maior parte das forças aliadas, ainda hoje em dia. Estes eventos em honra aos que tombaram, turcos e aliados é no meu entender um grande demostração humana de grandeza e honra, bem como uma advertência aos males causados pelos conflitos armados.
Além de herói na Primeira Guerra, Atatürk, depois, chefiou o Partido Nacionalista e venceu os gregos na guerra de 1921 a 1922. Depôs o Sultão em 1922 e foi eleito em 1923 presidente da República Turca.  Ao assumir a presidência realizou um consistente programa de reformas que modernizaram a Nação Turca.
Torre Da Independência
Começamos a visita ao mausoléu subindo esta escadaria monumental que fica ladeada por duas torres, A Torre Da Independência e a Torre da Liberdade que está encoberta.
 
Torre Da  Liberdade
Assistimos  acima da escadaria monumental, a uma cerimônia militar diante da Torre da Liberdade.
 
 
Grupo Masculino
Logo depois da Torre da Liberdade fica este grupo masculino, onde é fácil reconhecer o presidente Kemal Atatürk a esquerda.
Grupo Feminino
Em frente ao grupo masculino fica este grupo feminino de estátuas, situado logo ao lado da Torre da Independência.
 
Caminho dos Leões
Este caminho, com de esculturas de leões, leva a Praça Cerimonial,da qual pode-se ver a bandeira turca e onde está a Hall de Honra e o Sarcófago de Kemal Atatürk .
Caminho dos Leões
Esculturas de leões ao longo do caminho que leva  a Praça Cerimonial. 
 
Início da Caminho dos Leões
Podemos ver a direita o grupo masculino de esculturas e a Torre da Liberdade e a esquerda o grupo feminino de esculturas e a Torre da Independência  por onde começamos nossa visita assistindo a cerimônia militar.
Caminho dos Leões
Apinhado de visitantes, pode-se ver o seu final na Praça Cerimonial onde está a bandeira turca.
Praça Cerimonial
Amplo espaço cívico, que surpreende o visitante pela imponência e grandiosidade! Embaixo desta colunata está o sarcófago com os restos mortais de  Ismet Inönü(1884 a 1973 ) general e político turco, colaborador de Mustafá Kemal. Conseguiu a vitória sobre os gregos de Inonu em 1921, tornou-se primeiro-ministro(1923 a 1924 e 1925 a 1937), presidente da da república(1938 a 1950) e novamente primeiro-ministro(1961 a1965)
Praça Cerimonial
Bandeira Turca Hasteada numa das extremidades da praça. A direita da bandeira está a Torre 23 de Abril, e a esquerda a Torre do Pacto Nacional.
Pavilhão da Honra
Em um dos lados da Praça Cerimonial fica este prédio monumental que é o Pavilhão da Honra, onde está guardado o Sarcófago com os restos mortais de Kamal Atatürk.
Colunata Com O Sarcófago de Ismet Inönü
Esta colunata fica em frente ao Pavilhão da Honra, onde está o sarcófago de Mustafá Kemal Atatürk.
Muro Na Frente do Pavilhão da Honra
Muro com relevos mostrando as campanhas militares vencidas pelo comandante em chefe Mustafá Kemal Atatürk .
Escadarias Monumentais Que Levam ao Pavilhão da Honra.
Muro Em Frente Ao Pavilhão da Honra, a Direita da Escadaria Monumental 
Os relevos do muro mostram cenas da Batalha Campal de Sakarya. A Batalha Campal de Sakaria ocorreu entre as tropas dos Nacionalistas Turcos e as Forças Gregas em agosto de 1921, quando o exército Grego tentou mas não conseguiu a conquista de Ankara e permitiu a Kemal Atatürk tomar a iniciativa da guerra e executar a batalha final pela Anatólia. Por esta vitória Atatürk recebeu o Título de Guerreiro da Fé.

                           
Vista da Praça Cerimonial do Alto da Escadaria Monumental do Pavilhão da Honra
 Pode-se ver o Mastro com a Bandeira Turca e a sua direita a Torre 23 de abril e o Pavilhão do Comando de Anita Kabir. A esquerda da bandeira podemos ver a Torre do Pacto Nacional e o Pavilhão do Museu. 
 
Escadarias e Colunata Monumentais e Fachada Com Textos em Letras em Ouro do Pavilhão da Honra.
Interior do Pavilhão de Honra com o Sarcófago de Mustafá Kemal Atatürk
 
Sarcófago de Mustafá Kemal Atatürk
 
Teto do Pavilhão de Honra Com Vigas Esmaltadas e Decoradas com Padrões Orientais.
Vista de Ankara do Alto do  Santuário  de Mustafá Kemal Atatürk, com os símbolos da nacionalidade expostos. 
Mastro da Bandeira Turca no Anit Kabir, santuário de Mustafá Kemal Atatürk.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário