terça-feira, 26 de março de 2013

Mesquita Sultanahmet Camii ou Mesquita Azul, em Istambul

Visita a Mesquita Sultanahmet Camii, a Mesquita Azul
Entrada Monumental da Mesquita
No lado sudeste do Hippodrome fica a colossal Sutanahmet Camii, a Mesquita Azul. A construção da mesquita começou em 1609 , com o Sultão Ahmet I, com apenas 19 anos, deu início a obra escavando simbolicamente seus alicerces e sonhando que ela tivesse sempre o seu nome, como o vemos agora, Sultanhamet Camii( Mesquita do Sultão Ahmet).


Portão Monumental e a Visão do Pátio
Atravessando o Portão Monumental tem-se primeiramente a visão da imensidão do prédio que ostenta não só uma grande cúpula central como também inúmeras abóbadas, complementadas por seis minaretes e um pátio em frente cercado por um alpendre suspenso por inúmeros arcos apoiados em colunas. No centro deste pátio fica uma fonte, onde são realizadas as abluções, onde os fiéis fazem lavagens ou purificações religiosas ao prepararem-se para as orações dentro da mesquita.
 
 
 
  
Fonte para a Purificação e os Alpendres do Pátio
 
Arco que dá Entrada Para o Portão da Mesquita
 
Vista da Fonte de Purificação e um dos Minaretes da Mesquita
 
 
 Fonte parta a Purificação na forma de um Octógono
 
                                                  
Alpendre com seus arcos , cúpulas e cavaletes de roforço
 
 
 Alpendres, inúmeras e sucessivas cúpulas e os minaretes com três níveis de balcões do Muezim
A construção da Mesquita Azul foi iniciada em 1609.O projeto da mesquita interessou muito o Sultão Ahmet, pois quando lhe foi apresentado o primeiro projeto, ele não só não gostou do projeto com o  mandou executar os responsáveis! A partir daí, foi convocado o arquiteto Mehmet Aga, um discípulo de Mimar Sinan( 1489 a 1588), o mestre construtor turco que influenciou o próprio Miguel Ângelo, o mestre do renascimento italiano! Surgiram as objeções do plano da mesquita com seis minaretes em terras que não eram sagradas e que rivalizavam com os seis minaretes da mesquita de Meca. Havia ainda objeções quanto a destinação dos recursos do Império, uma vez que estavam em guerra contra a Áustria e a Pérsia, porém o Sultão Ahmed, determinado, ordenou o prosseguimento das construções.
 
 
 
 Alpendres da Mesquita Azul com longas filas de visitantes.
O interêsse mostrado em relação a Mesquita Azul, só é comparável ao despertado pelo Museu Hagia Sophia e o Palácio Topkapi. Aquí porém, diferente das visitas em outras mesquitas, o horário das visitas não coincidem com os horários dos cultos religiosos, o que permite uma maior liberdade aos turistas.
 
 
 
 Sucessivas Cúpulas em vários níveis desde os alpendres e minaretes.
 
Arco de Entrada no Portão Principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário