sexta-feira, 22 de março de 2013

Metrô e Light Railway em Istambul

Viajando da estação de Metrô Topkapi/Ulubatli até Beyazit
Estação de Metrô Ampla e Bem Moderna
 
Decoração da estação com Azulejos
Os elementos típicos da iconografia turca são o Cintamani, típico da corte otomana e pode ser reconhecido facilmente, a Tugra,que é um dos elementos mais belos e simbólicos da caligrafia otomana e a Tulipa, como este caso em que estamos vendo. Todo mundo pensa que a tulipa é uma flor holandesa, mas na verdade é uma flor turca, levada para a Holanda por mercadores e que por lá os bulbos da tulipa eram mercantilizados numa autêntica bolsa de mercadorias. Ao realizar a decoração de suas estações de metrô com quadros de azulejos que usam os elementos típicos da iconografia turca, estes elementos da cultura nacional são não só apreciados por simples visitantes como nós, mas valorizados para sua própria população. 
 
Estação de Metrô
Vendo-se os dois lados da linha.
Passageiros Passam Pela Decoração de Azulejo na Estação
 
 
Estação do Light Railway
Saímos da estação de metrô em Askaray e caminhamos, seguindo uma precisa e inconfundível sinalização e chegamos a esta estação do Light Railway, ou para nós, Transporte Leve Sobre Trilhos.
 
 
Light Railway
Os Trens Leves Sobre Trilhos são veículos modernos, amplos e que deixam  multidões e recebem multidões nas suas estações! Este transporte é muito cômodo, confiável e eficiente, fazendo com  que estas multidões deixem seus carros nas garagens quando saem para trabalhar. Se tivéssemos este tipo de transporte no Brasil, evitaríamos os ridículos engarrafamentos  nas vias das cidades brasileiras, bem como o atulhamento de seus inumeráveis estacionamentos!
 
Ligth Raylway
Em Brasília já há cinco anos que o Governo está abarrotado de planos e processos que não saem do papel para a implantação do Trem Leve Sobre trilhos! A cada licitação o Ministério Público tem que bloqueá-la em razão de irregularidades que lá aparecem. Assim o nosso Light Raylway só existe nos nossos melhores sonhos! Parabéns aos turcos pela bela iniciativa e realização, bem como pelos seus modernos investimentos. O que nos faz diferentes dos turcos? É fácil, tive oportunidade de verificar nos programas de televisão e noticiários local, que a opinião pública é extremamente intolerante quando o assunto é  corrupção!As leis nacionais contra a corrupção são severas e a justiça  rigorosa, enquanto no Brasil as leis favorecem aos infratores e a justiça defende o ¨status quo e a impunidade¨ segundo as grandes e verdadeiras palavras do Presidente do Supremo Tribunal, Ministro Joaquim Barbosa!
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário