sexta-feira, 22 de março de 2013

Muralhas De Theodósio II, em Istambul

Visita a Muralha de Theodosius II entre Tekfur Saray e Sulukele
Muralhas de Theodosius II
Ao sairmos do Museu Kariye de mosaicos encontramos esta impressionante muralha ainda da Idade Antiga e usada para proteger a cidade de Constantinopla( hoje Istambul).A muralha foi restaurada em muitos pontos, mas na maior parte podemos ver que foi preservada como monumento histórico grandioso. 
                                       
Muralhas de Theodosius II
A cidade de Constantinopla já tinha uma muralha na época de Theodosius( m. em 450), a Muralha de Constantino, construída pelo Imperador romano Constantino, o Grande( 270 a 337)mas os assentamentos urbanos ultrapassaram esta muralha. Theodosius decidiu, no ano de 413 iniciar a construção destas muralhas para proteger a expansão de população da cidade. Contudo, um terremoto ocorrido em 447 danificou grande parte da muralha, época esta em que Átila, rei dos hunos( m. em 453) estava promovendo grandes massacres na população do Império Romano. Por essa razão Theodosius contou com a colaboração de grande parte dos habitantes para a recuperação, ampliação e construção desta muralha!( Átila desistiu de atacar Constantinopla.)
Muralhas de Theodosius II
A muralha se estende por 6,5 km em Istambul começando em Yedicule, na margem do Mar de Marmara, até Tekfur Saray, já nas margens do braço de Mar Golden Horn, guarnecendo assim a borda de terra seca da cidade pois as demais são banhadas pelo Mar de Marmara e o Golden Horn (que também dispunham de muralhas defensivas). A muralha original tinha 5 m de espessura e 12 m de altura, bem como uma outra muralha externa a 2 m desta, com 8,5 m de altura e  um fosso de 20 m de largura!
Torres Defensivas
Existem ainda 96 torres defensivas nas muralhas de Theodosius ! São permitidas as subidas  apenas naquelas que tiverem sido restauradas ,como esta que vemos e vale a pena enfrentar as escadarias de pedra para se ter uma notável visão não só do entorno da muralha como um todo, mas também a de Istambul!
Escadarias que levam ao Topo das Torres Defensivas
Subimos a escadaria que nos leva ao alto da Torre Defensiva das Muralhas de Theodosius. É uma bela subida, porém é necessário muito cuidado, pois as escadas não possuem corrimão.

No Alto das Torres Defensivas
Subimos as escadarias das Torres Defensivas da Muralha e tem-se assim uma visão impressionante, principalmente porque estamos em cima de um monumento com mais de 1 600 anos, que foram considerados inexpugnáveis até o assédio dos cruzados no ano de 1204, seguido de um monstruoso saque, e depois na sua tomada pelos turcos em 1 453, quando então Constantinopla transformou-se em capital do Império Turco Otomano, com o nome de Istambul
 
No alto das Torres Defensivas
Obtém-se impressionantes vistas de Istambul. Mas observe-se que as muralhas não tem balaustradas nem parapeitos, o que implica em maior cuidado especialmente por aqueles que estiverem com crianças, pois estamos a 12 m de altura!
No alto das Muralhas Defensivas
Podemos sentir melhor a imponência e o significado destas Torres Defensivas das Muralhas de Theodosius ao por do sol.
 
Torres Defensivas
A muralha de Theodosius tem algumas entradas, todas guarnecidas com um par de torres defensivas.
 
Torres Defensivas e a Mesquita
Podemos ver as torres defensivas da entrada da muralha de Theodosius e a Mesquita, Mihrimah Camii.
As Favelas e a Muralha de Theodosius
Próximo a muralha existem inúmeras favelas com emaranhado de ruas inescrutáveis para o visitante. Nós dois estávamos entusiasmados com a visita a muralha e acabamos por entrar inadvertidamente numa destas. Os moradores imediatamente perceberam os intrusos,mas  fomos recebidos por pessoas gentis e bem humoradas com o nosso erro, porém deixaram  claro que  se sentiam importunados com a presença de estranhos. De forma cortês e decidida, nos mostraram a melhor maneira de como sair dali.
A Muralha Atravessada Por Uma Avenida
A Avenida Fevzi Pasa da moderna Istambul cruza as muralhas de Theodosius.
Torre Defensiva da Muralha Com a Bandeira Turca Hasteada.
Estamos no período das comemorações da data nacional da Turquia, o que explica a presença do símbolo nacional turco em vários lugares públicos.
A Parte Externa da Muralha
Uma avenida movimentada da moderna Istambul, a avenida Topkapi-Edirnekapi Cad, acompanha a muralha pela parte externa.
A Parte Interna da Muralha
Pode-se ver a Mesquita Mihrimah Cami e uma estação de Micro-Ônibus, numa praça próxima a entrada da muralha.


 
                                    
Portão de Entrada da Muralha Visto Pela Parte Externa
 
Portão de Entrada da Muralha Visto pela Parte Interna.
Portão de Entrada da Muralha Visto Pela Parte Externa
Pode-se ver dentro da muralha a Praça de Micro ônibus
Muralha Vista Pela Parte Externa
Passamos a acompanhar a muralha pela parte externa seguindo as calçadas da Avenida Topkapi-Edirnekapi Cad, apreciando seu aspecto milenar.
 
Muralha Vista Pela Parte Externa
Caminhando pela parte externa da muralha pudemos notar que em alguns trechos a muralha está bem corroída e desgastada pelo tempo.
Muralhas Vista Pela Parte Externa
Trecho da muralha bem corroída, com aberturas em seus paredões e torres defensivas bem deterioradas.
Muralhas Vistas Pela Parte Externa
A antiga muralha de Constantinopla e as modernas avenidas de Istambul.
 
 

Muralhas Vistas Pela Parte Externa
A muralha está bem desgastada pelo tempo, assim como suas torres defensivas, mas ainda estão de pé e atraem muita atenção dos visitantes.
 
A Muralha e a Avenida Adnan Menderes Bull
Neste ponto pegamos o Metrô na estação Ulubatli/Topkapi, para chegar no nosso hotel perto da estação de Tram( Veículo Leve Sobre Trilhos) Beyzat.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário