domingo, 10 de março de 2013

Museu a Céu Aberto de Göreme II

Visita a Capela Escavada na Rocha de St. Basil
Tufos de Rocha Calcária
Nestes tufos de rocha calcária foram escavadas diversas habitações, depósitos, estábulos e até igrejas, entre estas a Capela de St. Basil, bem na entrada do Museu a Céu Aberto de Göreme. Esta comunidade, originária ainda do Séc IV, foi fundada por St. Basil para que seus moradores adotassem os princípios e práticas cristãs.
 
 
Porta de Entrada e Janela de Iluminação da Capela Escavada na rocha  de St. Basil
Bem na entrada do Museu a Céu Aberto de Göreme, fica esta capela escavada na rocha que foi consagrada a St. Basil. St. Basil vem a ser um dos Trés Santos da Capadócia, que viveram no Séc IV e são responsáveis pelo ensino religioso da região e a fixação dos ideais cristãos, como por exemplo, em caso de fome do grupo, o cristão tinha a obrigação de dividir o seu pão com os demais membros e acreditar firmemente que Deus tomaria conta dele. São Basílio, Bispo de Kayseri além da expansão do ensino religioso implantou diversas comunidades cristãs cujo objetivo principal era a prática do cristianismo, sendo ele o fundador desta comunidade onde hoje está situado o Museu a Céu Aberto de Göreme.
Cruzes Pintadas No Interior da Capela de St. Basílio
A igreja data do Séc XI e logo após a entrada, acima da porta, vemos esta bela pintura com uma cruz de oito pontas, lembrando a Cruz de Malta, emoldurada por arcos e faixas de mesma cor.
 
Logo depois da Entrada Chegamos ao Nártex
Nártex vem a ser um pórtico elevado na frente da nave das basílicas cristãs, onde ficavam os catecúmenos e onde eram assentados os túmulos. Como se pode ver o Nártex tem colunas e arcos, bem como um domo, onde eram aplicados símbolos cristãos.
 
Arcos e Domos do Nártex Decorados Vivamente
Pode-se ver a a vistosa pintura de símbolos cristãos nos arcos e domos escavados na rocha.

Nártex Com Seu Teto Em Forma de Abóbada.
A escavação da rocha realizou arcos  abóbadas e colunas com a precisão necessária para garantir a estabilidade da capela.
 
Nave Transversal
A Nave é transversal ao Nártex, retangular e com o teto em abóbada, para dar maior estabilidade ao túnel escavado na rocha calcária.
 Apses Laterais da Nave
A Nave da capela tem três apses, situados a esquerda, ao longo de seu lado retangular .
Domos e Arcos da Capela de St. Basil
Além de St. Basil, a Cappadocia deu outros dois santos famosos ao mundo cristão, St. Gregory de Nysia, irmão de St. Basil, e o mítico St. George de Nazanius, conhecido no Brasil como São Jorge, santo católico do Séc IV  patrono dos exércitos e que a Igreja Grega conta entre os seus grandes mártires. Tornou-se ,na crença popular, uma espécie de Perseu cristão, vencedor de dragões e salvador de virgens cativas. São Jorge era cultuado pela Corte Portuguesa e o rei D. João I ordenou que sua imagem saísse na procissão de Corpus Cristi, montado num cavalo, a  partir de 1387.Por isso no Brasil seguindo-se a tradição principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador ele aparece montando num cavalo e envergando uma armadura de guerreiro medieval. São Jorge ainda é invocado como defensor das almas contra o demônio, tentações e atos de feitiçaria.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário