sábado, 9 de março de 2013

Museu A Céu Aberto De Göreme I

Visita Ao Museu A Céu Aberto de Göreme,  Tesouro da Turquia
 
Tufo Calcário Escavado para Servir de Habitação
Estamos diante de um monumento pré-histórico! A população local chama isso de forma bem humorada  de Habitação Troglodita, uma vez que este local vem sendo habitado continuamente desde o período neolítico, que compreende mais ou menos entre os anos 5 000 a 2 500 a.C.. Nesta fase os nossos antepassados já se dedicavam a agricultura, criação de animais e manifestações culturais de grupo.Portanto este local é o mais antigo do mundo que vem sendo habitado continuamente!
Centro do Cristianismo
A partir do Segundo Século este local passou a ser um centro do  Cristianismo, com a presença de um Bispado . Portanto a finalidade destas habitações escavadas passaram a ser o local não só dos camponeses e artesões, como também de monastérios e  igrejas escavadas na rocha.
 
Próspero Centro do Cristianismo
A partir do Século Terceiro, os pregadores cristãos transformaram a área num animado centro do cristianismo sendo que no Século Quarto, a Cappadocia era conhecida como a Terra Dos Três Santos, São Basílio, bispo de Kayseri, seu irmão São Gregório de Nyssa e São George de Nazianus. O pensamento destes trés santos criaram um sólido conceito religioso que alcança a área mesmo até hoje, pois as maneiras eram antes de tudo de subida caridade. Um pedaço de pão por exemplo, diante de qualquer manifestação de fome por um grupo, teria que ser repartido, dando pelo menos a metade para seus companheiros!
St. Basílio e o Ensino do Cristianismo
St. Basilio, Bispo de Kayseri, incutia a prática da caridade entre os cristãos, pois não só deveria estar convencido em repartir o seu pão com os seus companheiros em estado de fome, como também deveria acreditar firmemente que Deus tomaria conta dele. Por isso St Basílio criou inúmeros centros afastados das vilas e cidades, onde a oração a Deus era cumprida sob a supervisão de um orientador. Isso levou não só a divulgação da oração como também do ensino religioso em toda a Cappadocia.
Este Museu a Céu Aberto de Göreme era um destes centros de oração e ensino religioso.
Porta principal e janela de iluminação de Capela
Conjunto Principal
Nesta parte do conjunto existem algumas igrejas entalhadas na rocha calcária, que cumpriam papel relevante na comunidade cristã. 
 
 
Conjunto Principal
A outra parte  do Conjunto Principal, com escadas que dão acesso as igrejas entalhadas na rocha.
 
 

Conjunto Principal
Extremidade do Conjunto Principal, também com igrejas entalhadas na pedra.Pode-se ver na imagem de baixo o apuro com que eram entalhadas estas igrejas.
 

Instalações da Comunidade Cristã
Com habitações entalhadas na rocha e um pouco afastadas do núcleo principal da comunidade.
 

Despensa/Cozinha/Refeitório
Conjunto ligado por corredores. A primeira seção era usada como despensa, com nichos abertos na rocha sendo usados como espaço para estocagem.A cozinha tinha um fogão do tipo ainda encontrada nos casas das vilas locais.
Nichos da Cozinha Usados Para Estocar
 
Mesa na Entrada
Esta mesa esculpida na rocha servia para atender de 40 a 50 pessoas
Escada Que Leva a Igreja de St. Onuphorius
Entrada da Igreja de St. Onuphorius
Nesta igreja tem a imagem de São Jorge e o Dragão, mito este originário daqui da Cappadocia
A Cappadcia vista do alto da igreja de St. Onuphorius
Cruz Pintada na Entrada da Igreja de St. Onuphorius, Igreja Anterior ao Séc XI
Nichos com cruzes pintadas, acima do portão principal de entrada.
 
 
 
 
Seqüência de Imagens da Igreja Escura
A igreja tem este nome por dispor apenas de uma janela o que faz penetrar muito pouca luz em seu interior, o que fez com que suas pinturas estejam muito bem preservadas.
Vista das Habitações entalhadas na Pedra da Comunidade Religiosa
 
Camelos a Espera de Turistas Interessados
Com alguma coragem as pessoas podem subir naquela escada ao lado e depois tentar montar o animal que parece paciente suficiente a ponto de suportar qualquer infiel!Não tive a curiosidade...
 
 
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário