segunda-feira, 11 de março de 2013

Zelve

Passeio pelos Tufos Calcários de Zelve
 
Zelve Serviu de Moradia para Gerações Ancestrais
Zelve é um local onde os tufos calcários adquiriram formas curiosas e intrigantes. Desde chaminés, cones, pirâmides e cogumelos, e até mesmo a  inevitável associação com falos. Por isso os moradores locais costumam se referir a Zelve quando dizem, em tom de troça, que a Cappadocia foi esculpida por deuses brincalhões.Estes tufos também foram escavados por mãos humanas  para proporcionar habitações desde tempos pré-históricos, assim como depois da era cristã, em igrejas ricamente decoradas com símbolos religiosos. 
 
Local de Moradias pré-históricas
A local vinha sendo habitado desde os tempos pré-históricos por inúmeras etnias. Até 1952 era ocupada por etnias turcas islâmicas e devido a queda de pedras e desmoronamentos, tornou esta área muito perigosa para residências humanas.
Capelas e Oratórios Medievais
Esta área depois da era cristã, foi ocupada por comunidades religiosas, que escavavam a rocha e faziam suas capelas e oratórios em seu interior. Com os desmoronamentos ocorridos, revelou-se a luz do dia o interior destes recintos religiosos.
 
O Vale dos Monges
Era o local favorito dos ¨anacoretas¨, religiosos ´cristãos , eremitas  que viviam uma vida retirada e em solidão e recolhimento. Muitos destes religiosos representaram um grande avanço no princípio do cristianismo, uma vez que sua palavra quando dirigida a quem os procurava era de forma definitiva e irrecorrível. Um destes eremitas muito conhecido foi São Jerônimo, doutor da Igreja, que viveu entre 347 a 420 em torno da região de Belém na Palestina,a quem se deve a tradução da Bíblia em língua latina, denominada ¨Vulgata¨ .
 
Tufos na Forma de Cogumelos
A parte de baixo destes tufos são formados por rocha calcária mole e passível aos desgastes da erosão da água e do vento. A parte de cima é formada por uma rocha vulcânica, originária do derramamento dos inúmeros vulcões existentes na Cappadocia.
 
Tufo Elevado Com Três Chapéus
Este tufo é curioso uma vez que sua base toda é elevada e formada a partir da rocha calcária. Porém na parte de cima temos três chapéus alinhados com o topo formado por uma rocha vulcânica de outra cor e mais endurecida.
 Tufos de Calcário Lembrando um Conjunto de Cogumelos
 
Vale dos Monges
Com seus curiosos tufos com pontas múltiplas e afiladas.
 
 
 
Da Série ,Deuses Brincalhões Esculpiram a Cappadocia
 
Tufo de Calcário Com Material Vulcânico Endurecido no Alto.
 
 
Tufo de Calcário Esguio Com Três Chapéus e Com uma Torção Intrigante.
 
Série de Tufos Com Chapéus Múltiplos
 
Série de Tufos Calcários Atarracados
 
Montanhas da Cappadocia
¨E Nessa Pedra Inerte e Fria
Onda de Magmas Profundos
Filha do Fogo e da Agonia
De internas forças indormidas...¨
 
Precário Equilíbrio entre a Rocha Dúctil, Flexível e Moldável, Tendo  no Topo a Rocha Dura e Empedernida...
 
Chapéus Cônicos Na Série de Tufos Atarracados.
Grande Número De Capelas e Oratórios Medievais Espalhados
 
 Passagens Estreitas Que requerem Sapatos Apropriados e Muito Cuidado.
Labirintos de Capelas e Oratórios Que Vale A Pena Explorar, Mas Que Exigem Uma Boa Forma Física.
Nos entramos neste labirinto, porém fomos forçados a nos contorcer e fazer outros  esforços intensos e inesperados para sair do outro lado! Por isso recomendo à aqueles que já viveram mais de sete décadas, avaliarem bem na hora de entrarem num destes labirintos.
Labirintos Com Oratórios e Capelas em vários andares
 
Tufo ,com habitação escavada no alto, cujo acesso só é possível escalando a rocha com uma corda e usando as reentrâncias para apoiar os pés.
Entrando no labirinto de capelas e oratórios escavados na rocha.
Interior dos Oratórios e Capelas com nichos destinados a estocagem de alimentos.
Armadilha Para Infiéis
Basta um pouco de coragem para que o infiel suba naquela escada e monte no plácido camelo.O pobre camelo bem que pode ter sido treinado pela Al-Quaeda para derrubar infiéis e quebrar seus infiéis pescoços, por isso não tive a curiosidade em tirar esta dúvida.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário