terça-feira, 23 de abril de 2013

Complexo de Museus Arqueológicos de Istambul

 
Visitando o Complexo de Museus Arqueológicos
 
                                     
Entrada do Complexo de Museus Arqueológicos
A Muralha é a do Palácio Topkapi com esta entrada que atende  ao Guilhane Park,a Darphane, a Casa Real da Moeda  e a área do Complexo dos Museus Arqueológicos.
 
 
Portão de Entrada Na Muralha do Palácio Topkapi
Esta entrada na muralha do Palácio tem sinalizações indicativas para chegar ao Complexo de Museus Arqueológicos.
 
 
Portão de Entrada do Complexo de Museus Arqueológicos
O Complexo de Museus Arqueológicos compreende três prédios separados que contém cada um seu museu respectivo, sendo eles: O Museu do Antigo Oriente, O Museu Arqueológico e o Pavilhão Ladrilhado, cada um com a sua especialidade.
 
Portões de Entrada do Complexo de Museus Arqueológicos
Cabeça da Medusa, o símbolo do Feminino Intenso, de acordo com a Mitologia Pagã Greco-Romana.
 
Prédio do Museu do Antigo Oriente
Contém uma pequena, mas fascinante coleção de artefatos das antigas civilizações da Anatólia, do Egito e da Mesopotâmia. Guarnecendo a entrada do museu está um par de Leões retirados de um Portal de Leões do Período Tardio Hitita do Séc VIII a.C. 
 
 
 
 Leão do Portal de Leões do Período Tardio Hitita no Séc VIII  a.C. 
                                     
Base de Obelisco Egípcio
Já tivemos oportunidade de apreciar o Obelisco Egípcio, quando visitamos o Hippodrome, no bairro de Sultanahmet, hoje uma ampla e bem cuidada praça comprida com inúmeros monumentos ancestrais entre eles o Obelisco Egípcio do Faraó Thutmoses III (1496 a 1430 a.C.), trazidos de Karnak, no Egito no Séc IV. O Obelisco repousa sobre uma base de mármore quadrangular, decorada com relevos, mostrando a Dinastia Imperial Bizantina assistindo uma corrida de cavalos juntamente com seus cortesões. No Hippodrome está exposta uma réplica, aqui  é que encontramos a peça original ! Neste lado vemos o Imperador em sua Kathisma, cercado por seus cortesões. Na parte de baixo vemos as multidões assistindo a corrida de cavalos, juntamente com o Imperador.
 
 
Imperador Theodosius I
A Katsima do Imperador é flanqueada com colunas coríntias e em frente tem uma balaustrada e um parapeito . Ali o Imperador Theodosius I permanece com uma coroa em sua mão, provavelmente para dá-la ao vencedor da corrida e a cena é ladeada com cortesões em pé.
 
                                      
Imperador Arcadius, em sua Katsima
A katsima do imperador é um arco com balaustradas e parapeitos em sua frente. O Imperador Arcadius, observa a corrida de cavalos juntamente com sua esposa e outras figuras militares e alguns civis. Na parte de baixo mostra o obelisco sendo erigido em trinta e dois dias, sobre a supervisão do prefeito da cidade Procius, no ano de 390.
 
Imperador Theodosius I e Valenciano II
O Imperador Theodosius I e Valenciano II observa a corrida no hipódromo , juntamente com os filhos de Theodosius Arcadius e Ho0norius. A Katsima do Imperador tem balaustradas de metal em forma de diamante. A cena central está flanqueada com figuras militares em cada lado.
 
 
 
 
Museu de Arqueologia
Com frontão e Colunas  Coríntias é centrada numa maravilhosa coleção de sarcófagos de Sidon, cidade fenícia e importante porto no II milênio a.C., famosa por sua necrópole.
 
 Museu de Arqueologia
Em frente ao museu podemos ver alguns sarcófagos do tempo da Constantinopla cristã.
 
 O Pavilhão Azulejado ou Çinili Kösk
O gracioso Çinili Kösk, construído em 1472 como uma espécie de Tribuna Principal da qual o Sultão podia observar atividades esportivas como o luta livre e ao pólo.Hoje funciona um excelente Museu de Cerâmicas Turcas mostrando azulejos de excelentes qualidades como os do Palácio de Topkapi.
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário