quarta-feira, 24 de abril de 2013

Museu Arqueológico de Istambul

Visita Ao Museu Arqueológico
 
Fachada do Museu Arqueológico Com Colunas Clássicas e Frontão
O Museu foi fundado por Osman Hamdi Bey(1842 a 1910), importante pintor turco e arqueólogo.

Sarcófagos Do Museu Arqueológico
Ainda do tempo da Bizâncio Cristã, os sarcófagos são mostrados diante da fachada do museu.
 
Frontão da entrada do Museu Arqueológico Com a Tugra do Sultão.
 
Busto em Bronze de Mustafa Kemal Atatürk(1881 a 1938)
Herói Turco, que defendeu a integridade do território turco, e se colocou contra o Tratado de Sèvres, de 20 de agosto de 1920, considerado uma acordo de paz humilhante, bem, como enfrentou as forças gregas em 1921 que combatiam pela anexação da Anatólia Ocidental. Em 1922 os exércitos turcos obtiveram vitória definitiva expulsando as forças gregas e o território foi libertado depois de um armistício assinado.Kemal foi considerado o salvador da pátria e da honra turca e  em 01/11/1922, por um ato do parlamento, foi declarado extinto o sultanato. Vahideddin Mehmet VI conservou o título de califa, mas abandonou o país e se exilou na Itália. Em 29 de outubro de 1923 é proclamada a república Turca e Atatürk aclamado Libertador da Pátria, sendo eleito por unanimidade , o primeiro presidente da Turquia  recebendo o nome de Atatürk ou Pai dos Turcos. 
 
Sarcófago do Sátrapa
Executado em mármore de Paros e pertencente a necrópole real de Sídon.Segunda metade do Séc V a.C.
 
 Sarcófago da Lícia
A Lícia é uma região da Ásia Menor, entre a Caria e a Panfília.Mármore de Paros e pertencente a necrópole de Sídon, do final do Séc V a.C.
 
Sarcófago da Lícia
O mesmo sarcófago visto de uma outra face, mostrando um combate entre Centauros e Homens
 
 
 
 Sarcófago da Lícia
O mesmo sarcófago anterior mostrando uma outra face com parelhas de cavalos.
 
Múmia Real
Múmia do Rei Tabnit de Sídon. Cerca de 500 a.C.
 
                                              
Sarcófago Antropóide de Mulher em Estilo Grego
Mármore. Necrópole real de Sídon. 470 a 460 a.C.

 
Sarcófago da Múmia do rei Tabnit de Sídon
Conforme a inscrição dos hieróglifos  existentes no sarcófago, ele na verdade pertenceu primeiramente ao general Penephtan, que viveu durante a XXVI dinastia, entre 600 a 524 a.C. O sarcófago foi utilizado por uma segunda vez para receber a múmia do rei Tabnit de Sídon.
O material do sarcófago é de diorito e foi encontrado na Camara Real de Sídon- e a múmia é de 500 a.C.
 

Estátua de Bes
Semi-deus com inesgotável poder e força, protetor contra o mal. O material é calcário e é uma cópia roma na em estilo arcaico, encontrado em Amathus, Chipre.
 
 
Cabeça de Kouros
Escultura em mármore encontrado na ilha de Samos. Período Arcaico, Séc VI a.C.O kouros é um tipo de escultura grega , do período arcaico( até o Séc V a.C.) onde o sujeito é retratado quase nu, com os braços caídos ou parcialmente estendidos , os punhos cerrados e a perna esquerda um pouco adiantada e atitude severa.
 

Estátua de Jovem em Pé
Kouros, do período arcaico, Séc VI a.C., é a estátua de um jovem em pé, encontrado em Limenas, Thasos.
 
 
                                    
Relevo de Um Auriga
O auriga era o condutor de carros de guerra. O relevo é do período arcaico9 do último quarto de Séc VI a.C. e encontrado em Cyzicus.

Estátua de Jovem em Pé, Kouros.
Período Arcaico Cerca da metade do Séc VI a.C., esculpido em mármore e encontrado em Cyzicus.
 
Friso Com Relevo de Mulher Montada em Cavalo
Mármore encontrado em Dascyleim-Anatólia-Pérsia, do Séc V a.C.

 
Lajes Funerárias de Mármore Com Relevo
Encontrada em Sascyleim-Anatólia-Pérsia, do Séc V a.C.

Canto de um Friso
Com um relevo de uma Górgona, monstro terrível que espalhava o horror e o mal. As Górgonas eram monstros, com a cabeça coberta de serpentes. Eram três as irmãs Górgonas, Medusa, Eriale e Esteno, que tinham o poder de transformar em pedra os que para elas olhassem. A mais conhecida entre elas era Medusa, dona do feminino intenso e que foi decapitada por Perseu .Foi feita de mármore em Didyma-Período Arcaico-530 a 525 a.C.


Laje Funerária com Deusa Alada
Mármore, encontrada em Dorylaenum, Período Arcaico-Séc VI a.C.

                                                
 Estátua da deusa Athena
Mármore, encontrada em Leptis Magama, Tripolitania.Cópia romana de um original do Séc VI a.C.



 

                                                 
Relevo de Demeter
Deusa da Terra e Agricultura, a Demeter grega é a mesma Ceres romana. Escultura em mármore encontrada em Kozcheshme Village e pertence ao Clássico Tardio, IV Séc. a.C.
 
Asclepius, deus da medicina e da Cura
 Com sua filha Higiéia, deusa da saúde. Mármore da Salônica do período clássico, no último quarto de Séc V a.C.. Asclépius era conhecido pelos romanos como Esculápio e do nome de sua filha Higiéia, vem a palavra higiene, cujo sentido é o mesmo da deusa que é o de preservar a saúde.
 
 
Laje de Funeral Ático
Cena de Adeus. Relevo em Mármore encontrado em Rhodes, pertence ao período Clássico, segunda metade do Séc V a.C.
 
Laje Funerária de um Soldado
Relevo em Mármore encontrado em Pella, próximo da Ática. Pertence ao período clássico datado de 430 a 420 a.C.
 
 
Laje Funerária com Cena de Adeus
Relevo em mármore, encontrada em Amisus e pertence ao período clássico, datada do fim de Séc V a.C.
 
 Cabeça de Mulher
Escultura em mármore, encontrada em Tralleso, datada do princípio do período romano, realizado no tempo de Augustus(27 a.C. a 14 de.C.)-Cópia de uma original do Séc V a.C.
 
                                                   
 Cabeça de Mulher
Esculpida em mármore e de origem desconhecida. pertencente ao período romano, no Séc I d.C.é uma cópia de uma original do Séc IV.
 
Poseidon e Héracles
 Lage Votiva Dedicada a Poseidon, deus do mar e Héracles, semi-deus de inesgotável poder e força irresistível. Relevo em mármore originario de Limenas, Thasos, pertencente ao período Clássico tardio, datado do Séc V a.C.
 
                                      
Relevo de Herói
Mármore encontrado em Pérgamo, pertence ao período Helenístico, datado do final do Séc III a.C. e começo do Séc II a.C.

Estátua de Um Efebo
Jovem atleta, esculpido em mármore e encontrado em Tralles. Pertence ao começo da era romana, datado do final do Séc I a.C. até o começo do Séc I d.C.
 
 
 Cabeça de Afrodite
Deusa do Amor e da Beleza. Esculpida em mármore e encontrada em Pérgamo no altar de Zeus. Pertence ao período Helenístico da Primeira Metade do Séc II a.C.
 Estátua de Marsyas
Sátiro frígio, hábil tocador de flauta, ousou desafiar Apolo nesse instrumento. Havendo as Musas declarado Apolo vencedor, o deus o esfolou vivo! Escultura em mármore, encontrada em Tarsus, pertencente ao período romano e cópia de original do Séc III a.C.
 
Alexandre Magno, ou o Grande
Nascido na Macedônia em 356 a.C., foi rei dos macedônios de 336 a 323 a.C., filho de Felipe II e Olímpia. Discípulo de Aristóteles, subjugou a Grécia, atravessou o Helesponto( Hoje Estreito de Dardanelos) , venceu as tropas de Dario III no rio Granico(334 a.C.) e em Isso conquistou Tiro e o Egito. Fundou Alexandria e mais tarde atravessando o Eufrates e o Tigre conquistou a vitória definitiva contra os persas em Arbela(331 a.C.). Apoderou-se da Babilônia e de Susa e,incendiou Persépolis e chegou ao vale do Indo.Seu império não resistiu a sua morte, sendo logo subdividido entre seus generais.
 
 
Cabeça de Alexandre Magno, ou o Grande
escultura em mármore encontrada em Cyme e pertencente ao período helenístico, datado do final do Séc III a.C.
 
Estátua de uma Jovem Mulher
Esculpida em mármore pertence ao final do período helenístico, datada do Séc I a.C. 
 
Cabeça de Artemis
Deusa da Lua, das Florestas e da Caça. Escultura em mármore, encontrada em Cyme, pertence ao período helen´sitico e é datada do final do Séc III a.C.
 
Retrato da Cabeça de um Homem
escultura em mármore pertencente ao período helenístico, datado do final do Séc III a.C.
 
Estátua de Baebia
Escultura em mármore, encontrada na Magnésia Ad Maendrum, Templo de Atena, pertence ao período Helenístico tardio e datado em cerca da metade do Séc I a.C.
 
Estátua de Saufeia
Escultura em Mármore encontrado na Magnésia Ad Maeandrum. Pertence ao período helenístico tardio, datada da metade do Séc I a.C.

Cabeça da Poetisa Sappho
Poetisa grega,viveu de 625 a 580 a.C., suas poesias formavam na Antiguidade, nove livros que compreendiam epitalâmios, elegias,hinos dos quais só restam fragmentos.Esculpida em mármore, foi encontrada em Esmirna, pertence ao período romano e é cópia de uma peça pertencente ao período helenístico.
 
                                        
Relevo Mostrando a Gigantomaquia
A batalha entre deuses e os gigantes, esculpida em mármore encontrada em Aphodísias, pertencente ao período romano e datada do Séc II d.C.
 
 
 
 
 
Estátua da deusa Tyche
A deusa da boa sorte, personificando a fortuna. Esculpida em mármore, encontrada em Prússias Ad Hypium, pertencente ao período romano, datada do Séc II d.C.
 
Cabeça de Apolo
Deus da luz, das Belas Artes e da Profecia. esculpida em mármore, encontrada em Thasos, período romano e datada do Séc II d.C.
 
 

Vista de Constantinopla Com as Muralhas
Correntes usadas para feichar a entrada do Golden Horn. A vista de Constantinopla foi realizada pelo pintor Oya A. Sirinoz em 1994, baseada nas gravuras de Tartaman Schedel  de 1493.
 
Inscrição Com Escudo de Armas do Papa
A inscrição é datada de Primeiro de Abril de 1452, nas muralhas defensivas da qual participava a Torre Gálata em Constantinopla, com o escudo de Armas do Papa(Lomellini-Gênova-Capofragoso)
Relevo em mármore encontrado em torno da Torre Gálata em Constantinopla e datado de 1452.
 
Inscrição Com o Escudo de Armas de Gênova e Podesta D'Auria
A inscrição foi achada na primeira torre a oeste da Torre Gálata, datada de 25 de março de 1387. Mostra o Arcanjo Miguel ao lado do escudo de Armas de Gênova e Podesta D'Auria.Relevo em mármore/Em torno da Torre Gálata em Constantinopla, datado de 1387.
 
Lage de Mármore Com a Virgem Maria e Dois Santos
Os relevos da Virgem Maria e dos Santos foram retirados das paredes próximas a Shishane, provavelmente doado pela podestá Spínula, em 1442.
 
 
Corredores do Museu Arqueológico
Mostrando peças cristãs da antiga Constantinopla, antes da conquista otomana em 29 de maio de 1453.
 
 
Coluna Com Capitel Em Cesta
Entre os ramos da cesta do capitel vemos animais. A coluna foi encontrada em escavações recentes realizadas para a construção da Terceira Ponte sobre o Golden Horn. A coluna pertence ao Séc VI d.C.
 
Sarcófago de Mármore
Encontrado no Cemitério Imperial atrás da Igreja dos Santos Apóstolos, datado da segunda metade do Séc IV e começo do Séc V.
Coluna Engastada
Com muitas de suas ametistas engastadas bem como a pasta de vidro verde. Datada entre 524 a 527 d.C.
 
Busto de Um Filósofo ou Monge
Escultura em mármore, do Séc IV tardio ao começo do Séc V.
 
Painel de Mosaico
Construído em pedra e vidro realizado no final do Séc VI ao começo do Séc VII. Mostra a cena da apresentação. Encontrado em Istambul.
 
Capitel Imposto
Esculpido em mármore retirado da Basílica A-Beyazit, datado do segundo quarto de Séc VI d.C.
 
Mosaico Retratando Orpheus
Mostra a figura mitológica de Orpheus, trazendo a imortalidade do espírito na crença em Cristo.Datado do fim do Séc V ao começo do Séc VI
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário