sexta-feira, 3 de maio de 2013

Keyif e Saudades

 Keyif e Saudades, duas palavras intraduzíveis
 Grande Bazaar
Hoje , dois anos depois de visitá-lo sentimos saudades de seu movimento e alegria, mas também acho que posso dizer que sentí Keyif, palavra turca intraduzível para nós brasileiros e que parece significar algo assim como uma sensação de bem-estar intenso. Pois bem não poderíamos nos sentir melhor, depois da realização de conhecê-lo.
                                   
 
Aya Sofya
Só depois de conhecê-la, sua suntuosa arquitetura, seus mosaicos bizantinos e a realização de apreciá-los é que nos fez aos poucos conhecer o significado da palavra Keyif,que é uma bela e forte sensação de bem estar! No entanto para nós brasileiros, lembrar este monumento humano, nos faz conhecer bem a saudade. 
Mesquita Azul ou Sultanahmet
Parece que o sentimento de Keyif é um privilégio que nos invade de forma bem intensa.Talvez tenha sido isso que eu tenha sentido, mas tenho só certeza, que ao lembrar desta imagem da mesquita Sulthanamet com seus seis minaretes sobressaindo-se das copas das árvores do Hippodrome, nos fez  sentir saudades...



Cruzando o Dardanelos

Que sensação de alegria foi aquela que nos invadiu quando observávamos os Navios Fantasmas do Dardanelos, pois nós estávamos diante do Helesponto onde ocorreu a epopéia  da princesa Helle, e também diante das homenagens atuais de ambos os lados às vítimas da irracional violência da batalha de Galipoli entre forças aliadas e turcas duarnte a Primeira Guerra Mundial, e também por onde singraram as naus gregas de Menelau, irmão de Agamenon para invadir Tróia, onde ocorreu a tragédia universal do amor impossível entre Páris e Helena, e a solitária esperança irrealizável de Príamo em defender seu reino, o evento que inspirou o genial Homero a criar seu épico poema e onde Ulísses inciou sua odisséia ?A palavra keyif vem da palavra árabe kif e não tem tradução literal, mas que significa mais ou menos como entrar em estado de graça ou estado de prazer. Mas quando sentimos saudades,  nós que usamos para nos expressar a última língua latina,tão cheia de vocábulos herdados das outras línguas latinas, o nosso português, aí sim, podemos afirmar o que que é  saudade com segurança.
                                    
Balões Sobre A Capadócia
A emoção da espectativa, do inédito, do irreal quimérico nos invade sempre acompanhados da consciência da realização! Keyif é um sentimento muito difundido e cultivado pelos povos do Oriente Médio, sobretudo pelos habitantes de Istambul. Aos poucos no entanto, acho que vamos descortinando o significado da palavra Keyif ,mas em compensação, hoje estas lembranças nos trazem muitas  saudades.
 
Palácio Topkapi
Palácio dos Sultões Otomanos, debruçado onde as águas do estreito de Bósforo e as do Chifre de Ouro se encontram, onde se completou a trajetória de mais de 24 sultões ao longo de 400 anos e bem, nós estamos aqui! Deslumbrados, enfeitiçados, assombrados e com  a satisfação transbordando! Por isso acho que o que estávamos sentindo, já poderia ser algo próximo do que a população de Istambul chama de  Keyif ,mas esta recordação nos faz sentir, muita, mas muita saudades.
Passeio No Bósforo
Os habitantes de Istambul costumam se referir ao significado da palavra Keyif sobretudo à aqueles que se entregarem a contemplação do Bósforo. Acho que é isso, assim é o que nós, pobres profanos, vamos conseguindo entender, traduzir, decodificar o significado, afinal tudo o que é humano não nos é estranho. Vamos conseguir, tenho certeza. Logo, logo estaremos transportando este forte sentimento que nos assalta e invade, estaremos tomados por um torpor e uma sensação de languidez e intensa sensação bem estar...Mas no entanto, estaremos fadados a sentir para sempre, muitas e muitas saudades...
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário