quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mesquita Rüstem Pasha Camii, em Istambul

Visita a Mesquita Rüsten Pasa Camii
 
Vista da Mesquita Rüsten Pasha Camii
A mesquita apresenta um único minarete, e embora seja pequena é uma das que mais atrai visitantes em Istambul .Ela tem também fácil acesso ,porque fica próxima do Bazaar das Especiarias, de onde por sinal a estamos vendo. Por isso, não nos deixemos enganar, esta mesquita é nada mais, nada menos do que uma das jóias arquitetônicas de Mimar Sinam(1489 a 1588), cujo gênio artístico vem sendo comparado a seu contemporâneo, o também  genial artista renascentista italiano Miguel Ângelo!

Localização da Mesquita
Curiosamente a mesquita foi construída em uma área onde predomina o comércio popular, onde a movimentação de pessoas e mercadorias é muito grande. Por isso é fácil perder-se da entrada da mesquita, e que é uma só, através de um portão quase indistinguível no meio deste grande e alegre movimento!
 
Portão de Entrada da Mesquita
Em meio aos quiosques que oferecem mercadorias em grande quantidade, praticamente escondendo a entrada, é preciso ter muita atenção para não perder-se e acabar não fazendo esta excelente visita!
Diversos Lances de Escadas
Para chegar a mesquita, depois de passar pelo dito portão de entrada é necessário subir diversos lances de escada.
Pátio Externo da Mesquita
Depois de vencer as escadas chega-se a um belíssimo e alegre pátio, e assim  a um suntuoso alpendre com seus arcos apoiados em série sobre colunas finas, imitando  palmeiras e uma fachada com azulejos em cor azul e branco, dignos dos melhores azulejos de Iznik, de onde são originários.
Nicho Azulejado ou Mihrab
O Mihrab define a direção à qual o fiel deve dirigir as suas orações e esta  corresponde a direção da cidade sagrada de Meca.
Os Azulejos de Rüsten Pasha
Estes azulejos são de uma beleza e raridade consagrada e por isso inspiraram artistas como Gerôme, que pintou algumas versões em seu interior. A maior parte destes azulejos datam do Séc XVI e foram produzidos nas manufaturas de Iznik de reconhecida qualidade e excelência.
 
Os Azulejos de Rüsten Pasha
A criatividade dos artesãos era ilimitada e podemos ver nos azulejos, flores, folhagens, arabescos e motivos geométricos, pintados em uma infinidade de matizes azuis e verdes e pontuados por um vermelho ocasional.
 
Alpendres Guarnecidos Com Cúpulas
Chama a atenção do visitante estas diversas e pequenas cúpulas que ficam entre os arcos do alpendre mostram uma decoração com desenhos graciosamente extraordinários. 
Minarete de Rüsten Pasha
Minarete da mesquita visto pela parte externa dos alpendres. Entre os arcos vemos painéis caligráficos mostrando  um dos 99 nomes de Alá e que revelam Seus atributos.
Estante onde os visitantes deixam seus calçados
Como vamos pisar em solo sagrado é necessário deixar os seus calçados e fazê-lo descalço. Observe-se que não tem ninguém vigiando se voce tira ou não o calçado por ser este um ato de humildade pessoal e voluntário.
,
Interior da Mesquita
Com tapetes em tons vermelhos escuros e um grande candelabro suspenso.A mesquita foi projetada por Sinan para Rüsten Pasha, Grão-Vizir de Suleyman, o Magnífico. Rüsten Pasha, além de um eficiente e sagaz ministro era genro de Suleyman, casado com sua filha Mihrimar. Mihrimar tem uma história tenebrosa, dizendo que conspirou juntamente com Roxelana, para eliminar o herdeiro presumido de Suleyman, filho da primeira favorita, para garantir o trono para seu filho Selim.
                                       
Cúpula Da Mesquita
Esta mesquita tem a forma de um octógono inscrito dentro de um quadrado, e todas as suas paredes são recobertas por preciosos azulejos originais ainda do Séc XVI.
Painéis Caligráficos.
Cada um om um dos 99 Nomes de Alá  que revelam Seus atributos.
 
Preciosos Azulejos
Azulejos recobrem as paredes da mesquita em enumeráveis matizes de azul e  verde e ocasionalmente vermelho.
 
O Tapete Vermelho se Destaca Sobre o Dominante Azul da Mesquita.
Preciosos Azulejos Com Inúmeros Motivos
Vista do Mihrab e do Minbar
O Mihrab é o elemento mais importante da mesquita, pois indica a direção de Meca para que os fiéis possam se posicionar corretamente, de frente para a cidade sagrada, ao fazer suas orações . No lado direito do Mihrab vemos o Minbar, um púlpito elevado, do topo do qual o Imã faz o seu sermão.
 
Semi-Cúpulas Descendo Em Cascata
Uma das características arquitetônicas definidas por Mimar Sinan.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário